Tratutor

domingo, 6 de abril de 2014

Daniel 10- o encontro de Daniel com o Senhor

Capítulo 12. Daniel 10 -  O encontro com o Senhor.
O capítulo 10 de Daniel começa no terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia. as vezes parece meio confuso os anos, pois uma hora fala rei dos Medos e outra hora fala rei dos Persas, Lembre-se que o império era dos Medos e Persas, os peitos de prata de Daniel 2, o urso de Daniel 7, e o carneiro de Daniel 8. Havia 2 reis simultâneos ou no mesmo tempo, um era da linhagem Persa e o outro da linhagem Medo, eles controlavam partes distintas do império, como o urso tinha um lado mais alto do que o outro, a Pérsia  sempre foi maior que a Media.
Foi revelado a Daniel uma palavra ou explicação da visão do capítulo 9, que deixou Daniel, ou Beltessazar, nome Babilônico de Daniel, muito aflito, durante 3 semanas Daniel pranteou, não comeu manjar e nem vinho, nem se ungiu com óleo até que completasse as 3 semanas. No dia 24 do 1º mês, nisã, primavera, Daniel estava com alguns homens as margens do rio tigre, quando teve uma grande visão, os homens que o acompanhavam não viram nada mais veio sobre eles grande medo e fugindo se esconderam.
Na visão Daniel viu um homem com as mesmas características de Apocalipse 1:13-15, do próprio Jesus glorificado, somente Daniel viu esta grande visão e não restou força nele, Seu rosto mudou de cor e se desfigurou, então ele ouviu a voz e caiu sem sentido, rosto em terra, ou seja, desmaiou. Então Daniel sentiu uma mão tocando e sacudindo ele, e foi posto de "quatro pés", tremendo Daniel colocou-se de pé sob a ordem do ser celestial, que disse para Daniel não temer, pois era muito amado, desde o dia que Daniel aplicou seu coração a Deus em humildade e obediência, suas preces foram ouvidas, o próprio Jesus veio para o consolar e animar, no verso 13 diz que o príncipe da pérsia resistiu a Jesus e Miguel um dos 1º príncipes veio ajudar e assim obtiveram vitória sobre o reis da Pérsia, muitos usam este termo príncipe da pérsia para identificar Satanás, que sempre está em oposição a Jesus, até tem sentido pois Satanás influencia os homens a opor-se a vontade de Deus no decorrer da história, mais este termo não se aplica literalmente a Satanás, mas a todos os poderes do mundo em oposição a Deus, neste caso os da Pérsia mais a frente os da Grécia, verso 20, e assim por diante.
O próprio Senhor Jesus veio em visão a Daniel para lhe dizer o que iria ocorrer com o povo de Deus nos últimos dias, por que a visão se referia a dias muito distantes de Daniel. Neste momento Daniel olha para o chão e se cala, mas a mão de Jesus o toca nos lábios e Daniel diz que por causa da visão ele sentia dores e não ficou com força alguma, e ele ainda exclama como que o servo do Meu Senhor pode falar com o Meu Senhor? Isso lembra Salmos 110:1 onde Davi exclama " Disse o Senhor ao Meu Senhor" ou seja, Disse Deus a Jesus... . Como pode Daniel o Servo de Deus falar com o próprio Jesus? Não é de admirar-se que até as forças lhe faltaram nesta visão.

Sobre quem é Miguel não há muito a ser dito, alguns estudiosos dizem que Miguel é o nome de Guerra de Jesus, Apocalipse 12:7, se isso for verdade aqui neste texto de Daniel, teríamos de dizer que Daniel viu a Deus e Miguel ou Jesus veio ajudar contra os príncipes deste mundo. É muito difícil as vezes dizer a quem a bíblia está se referindo, se é a Deus Pai ou ao Deus Filho encarnado em forma humana, ou o filho do Homem, como a bíblia chama a Jesus, pois os dois são UM. E tem mais o Espírito Santo que faz parte deste UM, por não haver claramente discrição bíblica se Deus Pai é só espírito, não tendo forma física visível, Colossenses 1:15, ou se Jesus o Filho, só teve forma após encarnar, e se o Espírito Santo é um ser ou o poder ou algo semelhante de Deus, para não correr o risco de dizer algo que não é verdadeiro por não conseguir entender deste assunto tão grandioso, digo somente o que posso mostrar claramente na Bíblia, o que passar disso é simplesmente deduções que as vezes podem sair completamente fora do contexto bíblico como vários comentários de estudiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário