Capítulo 11. Daniel 9-
profecia das 70 semanas.
O capítulo 9 começa em
539/538 a.C, no 1º ano de Dario rei dos Medos, (muitos estudiosos dizem enormes
bobagens como se fosse uma grande verdade, o caso do rei Dario deste capítulo 9
de Daniel é uma destas bobagens, pois muitos afirmam que este Dario é filho de
Assuero, o mesmo Assuero da rainha Ester, este fato é verdadeiro, mas o ano
deste fato, e o Assuero em questão, que é um grande erro bíblico histórico,
pois dizem que Assuero é o mesmo rei Xerxes que governou a Pérsia de 485 a 465
a.C. olhe quantos erros nesta colocação: 1º este Xerxes que é filho de Dario I,
e na bíblia Dario que é filho de Assuero (Xerxes, na tradução Pérsa) conforme
Daniel 9:1. 2º este Xerxes foi substituído por Artaxerxes I no ano 465 a.C,
mesmo que dizem que este Artaxerxes é o memo Dario, fato não confirmado, no 1º
ano deste Dario Daniel chegou a suas conclusões que os 70 anos estavam
acabando, note que em 605 a.C, ano do cativeiro de Daniel com cerca de 17 anos,
em 465 a.C Daniel teria 157 anos, onde na bíblia diz ou dá a entender que
Daniel viveu tudo isso? Outro fato é que a bíblia diz que Dario era da linhagem
dos Medos e foi constituído rei sobre o reino dos Caldeus, ou Babilônicos, veja,
o outro possível Dario filho de Xerxes, era Persa e foi rei sobre o império
Persa, 74 anos após a queda do império Caldeu ou Babilônico. Afinal qual é a
verdade sobre os Assueros e Darios? A verdade é clara e simples, a história
registra que Nabopolassar rei da Babilônia e Ciáxares rei dos Medos, uniram
forças contra o império Assírio, em 612 a.C destruíram a capital do império
assírio, Nínive, em 609 a.C após outras vitórias, Babilônia assume o poder
mundial, com a capital na cidade da Babilônia, Ciáxares ganha 127 províncias a
Leste da Babilônia e funda o governo Medo com a capital na cidade de Susã. Em
596 a.C morre Ciáxares e seu filho ASTIAGES (Xerxes em Persa e Assuero em
hebraico) ele reinou até 560 a.C quando foi destronado por Ciro o grande da
Pérsia. Astiages ou Assuero, que é o rei da Media que casou com Ester, no tempo
que os Judeus eram cativos, no ano 600 a.C nasceu seu filho Dario, o mesmo que
no fim de 539 a.C tornou-se rei sobre o reino dos Caldeus com cerca de 62 anos
de idade, Dn 9:1, 5:31 e 6:1-28. No 1º ano deste rei Daniel tinha cerca de 93
anos, o que é bem aceitável e lógico. A bíblia e a história se completam numa
perfeição extraordinária, homens que a distorcem para sua própria perdição, 2
Pedro 3:16.)
Voltando ao Capítulo 9
de Daniel, em 539/538 a.C ano que Dario filho de Astiages ou Assuero da Media,
Daniel lendo os livros do profeta Jeremias, entendeu que o tempo de 70 anos que
duraria as assolações de Jerusalém, estavam perto do fim. Daniel começa então a
suplicar com Jejum e oração a Deus, por perdão e misericórdia para ele e para o
povo Judeu, até o verso 19 Daniel abriu o coração e clamou a Deus.
Daniel ainda estava
orando quando o anjo (homem) Gabriel o tocou na hora do sacrifício da tarde, no
momento que Daniel começou suas suplicas foi dada a ordem para Gabriel dar a
entender a visão que anteriormente Daniel tivera. Gabriel diz que Daniel era
muito amado e em seguida começa a lhe explicar uma das mais importantes
profecias Bíblicas, que muitos até hoje desprezam, dizendo que não se sabe ao
certo que tempo a profecia se refere, outros dão explicações infundadas na Bíblia
contrariando seriamente a sequencia histórica dos fatos Bíblicos, esta profecia
é muito importante por que prediz o tempo exato que Jesus viria em forma humana
a terra, cumprir todos os ritos Judaicos que apontavam para o messias, o
salvador do mundo.
Do verso 24- 27 esta a
famosa profecia das 70 semanas de Daniel, vamos analisar verso a verso e
comprovar a veracidade incontestável da Bíblia pela história humana.
No verso 24 há vários
detalhes que aconteceriam dentro deste prazo de 70 semanas, este tempo era
determinado ao povo Judeu e a cidade de Jerusalém, dentro deste tempo seria
cessada a transgressão, seria dado fim aos pecados, sendo expiada a iniquidade,
seria traga a justiça eterna, e estes eventos selariam ou confirmariam a
veracidade da visão e da profecia, e também seria ungido o Santo dos Santos, o
próprio Jesus. Note que estes fatos estavam intimamente ligados aos ritos
festivos Judaicos, dados por Deus no tempo de Moisés no deserto, por anos os
Judeus realizavam aqueles ritos de Sacrifícios que apontavam para o dia que o
próprio Deus daria o cordeiro que tira o pecado do mundo, seu filho Jesus, esta
profecia fala exatamente da vida de Jesus.
Nos estudos anteriores
já vimos quando que a contagem de tempo profético é literal (1 dia =1 dia) e quando
é simbólica (1 dia = 1 ano) estas 70 semanas é sobre o POVO Judeu então usa-se
a contagem simbólica (1 dia = 1 ano, Números 14:34, Ezequiel 4:4-7) então 1
semana tem 7 dias, são 70 semanas, então 7X70 = 490 dias que na contagem
simbólica equivale a 490 ANOS LITERAIS.
No verso 25 nos dá a
data do começo destes 490 anos, "desde a saída da ordem para restaurar e
para edificar Jerusalém". A história registra 3 decretos do império
Medo-Persa de liberdade para o povo Judeu que estava cativo desde 604a.C (Daniel,
1º invasão) 598a.C ( 2º invasão) e 586a.C ( destruição do templo de Salomão), a
1º decreto de liberdade aconteceu no 1º ano de Ciro rei da Pérsia, 539/538 a.C,
II Crônicas 36:22 e 23, Esdras 1. Neste decreto foi dada a ordem para edificar
o templo em Jerusalém e o líder encarregado foi Zorobabel. O 2º decreto foi
expedido por Dario em 519a.C onde Dario deu nova ordem de continuar a obra de
edificação do templo que havia sido interrompida no reinado de Assuero e
Artaxerxes. O templo finalmente ficou edificado 3 anos após este decreto de
Dario,o grande, no ano 516 a.C (Esdras 6) Exatamente 490 anos depois da
edificação do 1º templo de Salomão, e exatamente 70 anos de assolação sobre
Jerusalém que foi a destruição do templo de Salomão em 586a.C.
O 3º decreto aconteceu
no 7º ano de Artaxerxes, 458 a.C, Esdras 7. Este decreto visivelmente é o que
se encaixa na profecia de Daniel por que foi o mais abrangente sobre a nação
Judaica. Além de decretar oficiais para o serviço do templo, Esdras 7:7, e de dar
a Esdras muitíssimos bens para a ornamentação do templo, verso 27, Esdras fez
uma verdadeira reforma religiosa no povo, que ao passar os anos estavam
cometendo os mesmos erros que os levou ao cativeiro da Babilônia, infidelidade
com Deus e associações com os povos pagãos, que não serviam a Deus. Além de
tudo isso foi novamente dada a autonomia de nação aos Judeus novamente, pois no
decreto de Artaxerxes foi proibido cobrar dos Judeus impostos, pedágios e de
impor-lhes direitos, verso 24. E não menos importante que somente o 3º decreto
alcança as dadas em que Jesus veio a terra, e como a profecia se tratava da
vinda do messias a terra, obviamente teria que estar em acordo com o tempo em
que Jesus andou sobre a Palestina.
Um fato que não podemos
esquecer é que o decreto foi expedido no 1º dia do 1º mês do calendário
bíblico, ou seja, no 1º dia da primavera da Palestina, no hemisfério norte
(Esdras 7:9). Agora é só contas de Matemática, 458 a.C (antes de Cristo) menos
490 anos da profecia é igual ao ano 33 d.C (depois de Cristo) primavera. Nesta
época do ano 33 d.C primavera Jesus morreria para cessar a transgressão, expiar
a iniquidade e trazer a justiça eterna, e foi exatamente o que a história
comprova, Jesus morreu no ano 33 d.C dia 14 do 1º mês Bíblico, o dia da páscoa,
em plena primavera. Mais informações detalhadas sobre a vida de Jesus acesse o
blog: compreendendoaverdadebiblica.blogspot.com (a verdadeira história sobre a
vida de Jesus).
No verso 25 de Daniel
9, tem duas divisões de tempo e é importante não errar as contas matemáticas, "desde
a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até o ungido, o
príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações
se REEDIFICARÃO, mas em tempo angustiosos". Note os detalhes importantes:
não está falando do Batismo de Jesus, se não teria que estar "até ungir o
príncipe", o verso está se referindo que até Jesus, e duas qualidades de
Jesus, o ungido e o príncipe, Deus que deu estas qualidades ao seu filho,
haveria duas divisões de tempo.
1º divisão: 7 semanas.
7 X 7 dias é igual 49 dias, na contagem simbólica para o povo Judeu, 1 dia =1
ano, então são 49 anos literais.
Matemática: 458a.C
primavera ( 3º decreto) menos 49 anos é igual ao ano 408 a.C. o que aconteceu
em 408 a.C? foi concluída a edificação da cidade de Jerusalém. *os muros da
cidade foram concluídos alguns anos antes no 20º ano de Artaxerxes, 445a.C.
Neemias 2 e 6:15.
De 408 a.C menos 62
semanas, 7 X 62 é igual a 434 dias ou na profecia 434 anos literais. 434 anos menos
o ano 408 a.C é igual ao ano 26 d.C primavera. O que aconteceu em 26 d.C
primavera?
As peças Bíblicas se
encaixam perfeitamente com os registros históricos, basta seguir a Bíblia, a
lâmpada, para enxergar nas trevas que Satanás lança sobre os homens cheios de
teses e suposições, João 2:20 fala que o templo na época de Jesus havia levado
46 anos para ser edificado, a história registra que no 18º ano de Herodes o
Grande, começou a obra de REEDIFICAÇÃO do templo de Zorobabel, o 18º ano de
Herodes equivale ao ano 20 a.C confirmado pela história, ano 20a.C mais 46 anos
é igual a 26 d.C, para exaltar a perfeição da profecia Bíblica o texto diz que
as praças e circunvalações (do templo) seriam REEDIFICADAS em tempo
angustiosos. Veja, Herodes era descendente dos Edomitas (Esaú, irmão de Jacó)
que sempre os povos foram inimigos, os Romanos dominavam o mundo e os Judeus,
Herodes além de ser descendente de um inimigo era "puxa saco" de
Roma, ambos eram odiados pelos Judeus, quer tempo mais angustioso que este em
que viviam os Judeus? Herodes decidiu ampliar o templo de Jerusalém para tentar
fazer média com o povo que não gostava dele, pois Herodes fazia templos em
homenagem aos deuses Romanos no meio das cidades Judaicas, o que era totalmente
contrario as leis religiosas dos Judeus, que situação eles viviam.
O verso 26 diz que
depois das 62 semanas, ou seja, ano 26 d.C, seria morto o ungido, ou Jesus, e
fala de um povo de um príncipe que viria e destruiria a cidade e o templo, e
até este dia haveria guerras e desolações. Aqui o verso abre um parêntese e
profeticamente declara o fim de Jerusalém e deste templo que a profecia falara,
em profecia é comum colocar fatos mais além dos fatos que estão sendo
esclarecidos, exemplo disto é Mateus 24, onde Jesus mistura fatos que
aconteceriam com o povo judeu, com fatos que aconteceram somente nos últimos
dias antes de sua 2º vinda com poder e grande glória. Este príncipe que viria e
destruiria Jerusalém e o templo é confirmado historicamente no ano 70 d.C,
quando o General Tito sitiou e destruiu o templo de Jerusalém, e até hoje 2014
d.C, não foi construído novo templo, símbolo da gloria dos Judeus.
No verso 27, a algo maravilhoso a ser compreendido, Deus através da profecia das 70 semanas da Daniel, diz o dia da semana que Jesus iria morrer. Aqui esta um detalhe muito importante, nestes estudos do livro de Daniel, ficou claro como se conta o tempo profético em profecia, se a profecia é para um reino ou povo, se aplica a contagem simbólica, 1 dia = 1 ano. (Nm 14:34 e Ez 4:4-7) exemplos Daniel 9:24, 7:25, Apocalipse 13:5. Já quando a profecia se refere sobre uma pessoa finita se aplica a contagem literal, 1 dia = 1 dia. Exemplo Daniel 4:16. Note que a última semana do último ano da profecia das 70 semanas, portanto a última semana do ano 33 d.C, também é literal por que se refere a pessoa finita (pois ele morreu) de Jesus. Note que o texto diz que ele, Jesus, faria firme aliança com muitos por uma semana, e NA METADE DA SEMANA faria cessar o sacrifício e a oferta de manjares, ou seja, sua morte na cruz que deu fim aqueles ritos Judaicos de sacrifícios que apontavam para o sacrifício perfeito de Jesus, Efésios 2:15 confirma que na cruz foi cumprido isso. Note que o próprio texto já identifica esta semana como sendo literal, ou seja sete dias, pois Jesus faria aliança com muitos por uma semana, se esta semana só fosse simbólica (sete anos) como que Jesus faria aliança com muitos por sete anos, se seu ministério terrestre sabe-se que foi de 3 anos e meio apenas? fica claro que se trata de uma semana literal, o que se aplica perfeitamente na semana Pascoal ou semana Santa, onde no domingo Jesus entrou em Jerusalém aclamado como rei. Pense, que dia fica na metade da semana? Esta última semana do ano 33 d.C, a tão famosa semana Santa ou semana Pascoal, onde no começo da semana, no domingo dia 11 do 1º mês bíblico, primavera, Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, a entrada triunfal, onde foi ungido e aclamado rei de Israel, na metade da semana, Quarta-feira, dia 14 do 1º mês bíblico, dia da Páscoa, foi morto para expiar a iniquidade e cessar os sacrifícios, após 3 dias e 3 noites no túmulo, (Mt 12:40) sábado 17 do 1º mês bíblico, ao pôr do sol (Mt 28:1-4) Deus o ressuscita para trazer a justiça eterna. No fim do verso 27 ainda tem uma informação bem interessante, "sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele". Você lembra do poder que tentaria mudar os tempos e a lei de Daniel 7:25? E do tempo em que o santuário seria colocado abaixo e os santos perseguidos por este poder? E sobre o tribunal que se assentaria para julgar e tirar o domínio deste poder? Pois bem, tem tudo haver com a vida de Jesus e a profecia das 70 semanas, Roma Papal o chifre pequeno, tentou mudar este tempo exatamente na vida do criador do tempo, Jesus. No estudo a verdadeira história sobre a vida de Jesus, no blog citado acima, a Bíblia não deixa a menor sombra de dúvida sobre as datas dos fatos ocorridos na vida de Jesus, principalmente que ele morreu exatamente no meio da semana literal, quarta- feira. A tradição Apostólica Católica Romana, mexeu na data da morte de Jesus que foi dia 14 do 1º Mês, a Páscoa Bíblica, que segundo a profecia de Daniel seria quarta- feira do ano 33 d.C. a tradição atrasou 3 dias dizendo que a páscoa é no domingo, este atraso de 3 tempos interferiu diretamente nos fatos históricos sobre Jesus, causando uma serie de contradições bíblicas e históricas no meio de estudiosos. Jesus nasceu no 1º dia do 7º mês bíblico, outono do ano 1 a.C, foi batizado com 30 anos no ano 30 d.C, no outono, e após 3 anos e meio de ministério, morreu em 14 do 1º mês bíblico, primavera do ano 33 d.C. com o atraso da tradição Católica de 3 tempos, dizem erradamente que Jesus nasceu em 25 de dezembro do ano 4 a.C, 3 meses e 3 anos atrasados da data verdadeira; dizem que Jesus foi batizado no ano 27 d.C, estão 3 anos atrasados da data verdadeira; dizem que Jesus morreu sexta-feira, totalmente fora do contexto bíblico, e que a páscoa foi domingo, estão 3 dias atrasados da verdadeira data da páscoa do ano que Jesus morreu.
E para finalizar, pra
Deus o dia começa ao pôr do sol, as 12 h escuras é o começo de um dia de 24 h,
mais as 12 h claras completa-se um dia de 24 h, Levítico 23:32 e Deuteronômio
16:6. Com o atraso de 3 tempos a tradição Romana atrasou 3 períodos de tempo do
começo do dia Bíblico. Veja: dia que Deus criou, (vamos usar o horário de
primavera que Jesus morreu) começo do dia= pôr do sol, 6 h ou 18 h. mais 6 h =
meia-noite, mais 6 h = sai o sol, 6 h da manhã. Mais 6 h = meio-dia ou 12 h.
mais 6 h novamente o pôr do sol, completou 24 h. entendeu? O dia de 24 h é
dividido em 4 partes de 6 h cada. Do pôr do sol (6 h da tarde ou 18 h)
atrasando 3 partes de tempo, dá exatamente meia-noite, hora que a tradição
colocou como mudança de um dia para outro. Por que quando for posta a
abominação assoladora? Em Êxodo 12, a 10º praga do Egito ocorreu a meia-noite
quando o anjo assolador ou em outra traduções, o anjo destruidor, passou e
matou todos os primogênitos do Egito que não tinham o sangue, símbolo do
sacrifício de Jesus, em suas portas. Todas as idolatrias são chamadas por Deus
de abominações, mas a abominação desoladora é a mudança dos tempos que o poder
Papal implantou com a guarda do dia de Domingo como sagrado, ao passo que para
Deus é o sábado sétimo dia.
Deus deu um tempo para
que este poder se manifestar, mas o tribunal de Deus de assentaria e o julgaria.
Este tempo era de 2300 tardes e manhãs (um dia) que simbolizam 2300 anos
literais, este tempo profético começou junto com as 70 semanas de Daniel, por
isso que as 70 semanas eram determinadas só para o povo Judeu e serviria de
Selo ou confirmação da profecia total, os 2300 anos, em que seria purificado o
santuário, tirando o poder de Poma Papal que estava contaminando e pisando o
santuário, veja o resumo total destas profecias:
Começo em 458 a.C
primavera, 3º decreto de Artaxerxes. Começo dos 490 anos e os 2300 anos.
Menos 49 anos = 408
a.C, concluída a edificação de Jerusalém.
Menos 434 anos = 26
d.C, depois de 46 anos de ampliação é concluída a obra do templo por Herodes
Menos 7 anos = 33 d.C
primavera, morte de Jesus. Fim das 70 semanas ou 490 anos.
(ano 30 d.C Jesus foi
batizado com 30 anos, Lucas 3:23. O batismo simboliza morte, Jesus foi batizado
ou morreu simbolicamente na metade da última semana simbólica. 26 d.C + 30 d.C + 33 d.C.
Na última semana do ano
33 d.C a semana Pascoal, Jesus morreu literalmente na metade da semana pascoal,
quarta-feira dia 14, páscoa judaica. Domingo 11 entrada triunfal, quarta 14
morte na cruz, sábado 17 ressurreição de Jesus.
458 a.C menos 2300
anos, Daniel 8:14 é igual ao ano 1843 d.C, neste ano Jesus começou o
"juízo investigativo", onde Jesus está revisando os nomes dos que
foram escrito no livro da vida desde a fundação do mundo, este juízo começou
pelos justos mortos que aguardam a ressurreição por ocasião da volta de Jesus a
terra, quando Jesus completar o número dos salvos vai dizer está feito e então
se fechará a porta da graça, começando as 7 pragas do Apocalipse que serão no
prazo de um ano, a última praga finaliza com a volta de Jesus. Mais detalhes
nos próximos estudos do Apocalipse.
Poucos anos antes de
começar o juízo investigativo, 1843 d.C, foi tirado o domínio do chifre
pequeno, ou seja, Roma Papal. Em 1798 d.C aconteceu a revolução Francesa onde o
Papa Pio VI foi preso, acabando com a idade escura de perseguições que este
poder Papal impôs aqueles que não concordavam com suas ideias. Segundo
Apocalipse 13 e 17 este poder retomará o poder, mas por pouco tempo e Jesus o
consumirá com a sua volta gloriosa, mas isso é para os próximos estudos.
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