Carta à igreja de Éfeso. 33 d.C -
100 d.C. período da pureza doutrinaria.
A cidade de Éfeso era a maior e a
principal da costa oeste da Ásia Menor, seu comércio marítimo e rodoviário era
prospero, a ilha de Patmos onde João estava preso, podia ser vista ao longe da
cidade de Éfeso, em Éfeso tinha um suntuoso teatro que suportava 24.000
pessoas, também tinha uma das maravilhas do mundo antigo, o templo da deusa Diana,
At 19:23. Também existia uma enorme estrada de mármore que atravessava a cidade
do norte ao sul, ligando os principais prédios da cidade, o teatro, o mercado e
o templo de Diana.
A carta que João escreveu a
igreja que existia em Éfeso, tem dois sentidos, o literal, a mensagem era para
as pessoas que viviam e frequentavam a igreja em Éfeso, e simbólica, pois as características
da mensagem, se aplica perfeitamente ao povo de Deus em determinado período da
história cristã. Nós veremos que o conjunto de sete do Apocalipse, sete cartas,
sete selos, sete trombetas, sete pragas, estão interligadas nestes períodos
profético de tempo, desde a subida de Jesus ao céu em 33 d.C, até o fim dos períodos
de tempo marcados pelas cartas, selos, trombetas e pragas do Apocalipse, ou
seja, a 1º dos sete começa em 33 d.C e a 7º das sete termina com a volta de
Jesus à terra. No decorrer dos estudos você vai entender melhor estes períodos.
Nas cartas às igrejas, segue um
padrão, começa com uma dedicatória, depois um elogio, depois uma reprovação e
por fim uma promessa. Vejamos o que nos diz a carta à igreja de Éfeso.
A mensagem à igreja de Éfeso
simbolicamente corresponde ao período de tempo literal de 33 d.C - 100 d.C, a
era da igreja pura, pois dentro deste tempo os Apóstolos viviam e lutavam
contra falsas doutrinas que queriam manchar a pureza da verdade. O próprio
Jesus é quem diz a dedicatória as sete igrejas, e o anjo ou mensageiro, João,
escreveu a mensagem ouvida.
Jesus elogia a igreja ou o povo de Deus deste período,
dizendo que conhece as suas obras, também o labor ou luta em não suportar homens
maus mentirosos que a si mesmos se declaram apóstolos e que não são, também elogia
a perseverança do povo de Deus que suportou as provas por causa do nome de
Jesus sem esmorecer, pois neste período, de 33 d.C a 100 d.C, os discípulos e
crentes no nome de Jesus suportaram muita perseguição e até morte pelo nome de
Jesus, principalmente pelos líderes Judeus da época, os mesmos que mataram
Jesus, e também o começo da perseguição imposta pelos Romanos, querendo manter
a ordem e fazer média com os lideres Judaicos. Jesus também repreende a igreja,
dizendo que muitos tinham abandonado o primeiro amor, pouco a pouco eles foram
acostumando com o dia a dia, que já não tinham mais aquele ímpeto de pregar e
viver por Jesus, Jesus os aconselha a lembrar onde caíram e voltar a prática
das primeiras obras para não serem movidos ou afastados de brilhar por Jesus,
porém eles tinham a seu favor que odiavam as obras dos Nicolaítas, que se
diziam cristão mas consideravam o adultério e a idolatria não serem pecados,
Jesus termina fazendo uma promessa, ao vencedor comeria da Árvore da Vida que
se encontra no paraíso de Deus.
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