Tratutor

sábado, 19 de abril de 2014

Apocalipse - a revelação de Jesus ao seu servo João

APOCALIPSE
A revelação de Jesus Cristo
Muitos têm medo ou preconceito deste livro maravilhoso da Bíblia, hoje em dia existe muito misticismo e supertições envolvendo o livro do Apocalipse. Outros dizem que a linguagem simbólica usada no livro é impossível de interpretá-la, e outros que dizem interpreta-la, distorcem completamente o significado para apoiar seus próprios interesses. Neste estudo a seguir, veremos verso a verso deste maravilhoso livro, onde Jesus revelou ao seu anjo mensageiro, as coisas que em breve aconteceriam na história dos seres humanos, após a primeira vinda de Jesus aqui na terra, onde ele nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e subiu ao céu. O anjo relatou ao último Apóstolo vivo, João, que estava preso por causa da palavra de Deus na ilha prisional de Patmos, por volta do ano 96 a 98 d.C. Para se cumprir Mateus 24:34, após Jesus dizer vários sinais do fim dos tempos aos discípulos, ele diz que não passaria aquela geração sem que tudo aquilo acontecesse, em cumprimento deste verso, João vê em visão todos os sinais e fatos em relação a este tempo do fim, João então escreve tudo, em forma de simbolismos proféticos, para que quem estuda-se, quem examina-se pudesse entender, pois a própria Bíblia dá o significado dos símbolos proféticos, outro motivo de ser em símbolos é o fato que os próprios personagens envolvido nas profecias, poderiam querer destruir o livro. Assim como o livro de Daniel, Apocalipse segue o mesmo padrão de interpretação, pois a Bíblia é um conjunto de livros onde nenhum pode contrariar o outro, inspirados por Deus, os profetas escreveram a história do mundo, da primeira criação a última criação do novo céu e da nova terra, a Bíblia se auto revela, ela se alto responde, pois é a Palavra de Deus.
No verso 3, João diz que feliz é aquele que lê e aquele que ouve as palavras da profecia, e mais importante, que guarda as coisas nela escrita, pois o tempo está perto. Veja que até os que não sabem ler, tem a oportunidade e obrigação de saber das profecias, aqui tem um grande e importante detalhe, vai ser cobrado de quem ensina o erro a estas pessoas, Apocalipse 22:18 e 19, diz que quem fizer qualquer acréscimo, Deus acrescentará das pragas escritas neste livro, e quem tirar qual quer coisa, vai ser tirado sua parte da Árvore da Vida, veja que responsabilidade dizer qual quer coisa do livro do Apocalipse, que Deus tenha misericórdia de nós e nos ilumine a mente para só dizer o que está escrito e de acordo com o contexto Bíblico.
A partir do verso 4, João faz uma dedicatória às sete igrejas da Ásia, porque João se refere somente a estas sete igrejas, se existiam muito mais igrejas que apenas sete? Você vai ver a seguir, que só tem mensagens especificas para estas sete, por que as características dessas igrejas, são claros simbolismos de como seriam as características do povo de Deus na sequencia da história humana, cada período que uma determinada igreja simbolizava, se encaixa perfeitamente na maneira que o povo de Deus estava vivendo.
Antes de começar a revelar as setes mensagens para as sete igrejas, Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, João tem o privilégio, assim como Daniel, de ter uma visão de Jesus glorificado, o mesmo que deu seu sangue para nos libertar do pecado, aquele que tem o domínio pelos séculos dos séculos, o mesmo que virá com as nuvens e todo o olho verá, mesmo aqueles que o mataram, o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. Sobre os que o mataram, muitos estudiosos creem que haverá uma ressurreição especial no momento em que Jesus estiver voltando, os responsáveis pela sua crucificação ressuscitarão e verão em gloria aquele que humilharam e mataram, e novamente morreram por mil anos.
João achou-se em espírito no dia do Senhor, e ouviu por detrás dele uma voz dizendo para ele escrever e mandar às sete igrejas o que  ele viu, João virou-se para ver quem estava falando, e viu sete candeeiros de ouro, do meio dos candeeiros ele viu Jesus glorificado, na mão direita de Jesus tinha sete estrelas e da sua boca saía uma afiada espada de dois gumes, ou seja, a própria palavra de Deus, as Escrituras Sagradas, o velho e o novo testamento.
João não suportou aquela cena, e caiu ao seus pés como morto, Jesus o tocou com a mão direita e disse para João não temer. Também ordenou a João que escrevesse as coisas que ele tinha visto, as que são e as que ainda iriam acontecer. Aqui tem um detalhe importante, muitos estudiosos com base neste texto, dizem que as profecias do Apocalipse se referem a tempos muito antes de João, pois as coisas que vistes se refere ao passado, outras profecias se referem ao tempo de João, as que são, tempo presente, e outras profecias se referem a tempos futuros a João, as coisas que ainda vão acontecer, futuro. Eu não sei como que alguém explica isso com base em um verso apenas, acho que não leem o verso seguinte que explica exatamente o que quer dizer o primeiro. No verso 20 esclarece o 19, Jesus diz a João que o mistério das sete estrelas que VISTES e os sete CANDEEIROS de ouro,  as sete estrelas SÃO sete anjos e os sete candeeiros SÃO as sete igrejas.

Veja como é claro o texto Bíblico, a partir do capítulo 2 de Apocalipse, João recebe as sete cartas para as sete igrejas da Ásia, e nós teremos mensagens muito reveladoras, aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário