Tratutor

segunda-feira, 3 de março de 2014

Daniel é levado cativo para Babilônia em 606 a.C

Capítulo 3. Daniel 1, Firme em meio às provações.
Só para você se situar na cronologia, um breve resumo: a criação da vida no planeta terra 4006 a.C ou 1 D.A., Gênesis 5 nos dá as datas até o dilúvio nos dias de Noé, o dilúvio foi em 1656 D.A ou 2350 a.C. em Gênesis 11:10-27, nos dá a cronologia de Sem, filho de Noé, até Abrão filho de Terá, Abrão nasceu no ano 1948 D.A ou 2058 a.C. após 100 anos nasceu seu filho Isaque, ano 2048 D.A ou 1958 a.C. após 60 anos nasceu os gêmeos de Isaque, Esaú e Jacó, ano 2108 D.A ou 1898 a.C. após 130 anos Jacó vai para o Egito onde José seu filho era governador, ano 2238 D.A ou 1768 a.C. todos os anos dos filhos de Jacó (Israel) no Egito foram 430 anos, então a saída do Egito foi no ano 2668 D.A ou 1338 a.C, após 40 anos no deserto, os Israelitas conquistaram Canaã, ano 2708 D.A. ou 1298 a.C., o tempo total de Juízes foi de 201 anos, coroando Saul como 1º rei em 2909 D.A ou 1097 a.C. após 40 anos de reinado, Davi foi coroado rei, ano 2949 D.A ou 1057 a.C., após 40 anos de reinado, Salomão foi coroado rei, ano 2989 D.A ou 1017 a.C. após 40 anos de reinado ouve a divisão do povo hebreu, 2 tribos reino de Judá e as outras 10 tribos reino de Israel, ano da divisão 3029 D.A ou 977 a.C. segundo o profeta Ezequiel esta divisão duraria 390 anos, Ezequiel 4, em Jeremias 20:4 o profeta prediz que Babilônia levaria cativo o povo hebreu, Isaías 39:7 o profeta prediz que filhos de Judá seriam eunucos na babilônia, realmente a história confirma a veracidade bíblica, na 1º invasão babilônica em 606 a.C ou 3400 D.A Daniel e seus amigos foram levados cativos para a Babilônia sob comando de Nabucodonosor, em 586 a.C ou 3420 D.A. aconteceu a 3º invasão e destruição completa do templo e da nação judaica. Nesta altura da história bíblica humana, no ano 606 a.C, Daniel e seus amigos, Hananias, Misael e Azarias, começam a viver a mais emocionante história verídica de suas vidas.
No capítulo 1 do livro de Daniel, conta algumas escolhas que eles tiveram que tomar e com certeza definiu o futuro deles na Babilônia.
O rei Nabucodonosor encarregou Aspenaz, chefe dos eunucos babilônicos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel da linhagem real e nobre, jovens que fossem destacados dos demais, Dn 1:4, para serem instruídos na cultura e na língua dos Caudeus (babilônicos) e após 3 anos de testes passariam a assistir na presença do rei. Até aí as coisas estavam indo bem para Daniel e seus amigos, receberiam um tratamento especial, até comeriam das iguarias e do mesmo vinho que o rei bebia.
Mas as coisas começaram a complicar, primeiro que seus nomes foram mudados para nomes de deuses babilônicos, Daniel agora era Beltessazar, Hananias agora era Sadraque, Misael agora era Mesaque e Azarias agora era Abede-nego. Daniel e seus amigos tinham princípios e leis dadas por Deus que não permitia a eles participar daquela comida que estava sendo oferecida a eles, porque tinha carnes que Deus expressamente proibira o consumo e também eram oferecidas aos ídolos antes de serem postas na mesa. Daniel e seus amigos decidiram firmemente não contaminar-se com aquela comida e pediram a Aspenaz para lhe conceder esta decisão.
Por misericórdia dada por Deus, Aspenaz compreendeu o pedido de Daniel, mas ele tinha medo de seu rei, Nabucodonosor, que tinha determinado este tipo de alimentação pensando estar fazendo um grande favor e privilégio aos cativos, Aspenaz disse que se o rei visse o rosto deles mais abatidos do que os demais jovens, sua cabeça estaria seriamente em perigo. Daniel também compreendeu o medo de Aspenaz, então pediu 10 dias de teste comendo apenas legumes e bebendo água pura, no final dos 10 dias Daniel e seus amigos estavam mais robustos e de aparência melhor do que os jovens que ficaram comendo as iguarias do rei e bebendo vinho. Como é bom confiar que Deus sabe o melhor para nossa saúde, afinal foi ele quem nos criou, além disso, Deus deu a estes jovens fiéis, conhecimento e inteligência em toda cultura e sabedoria e a Daniel em especial, inteligência em todas as visões e sonhos.

Vencidos os 3 anos de testes, todos os jovens foram apresentados diante do rei, e entre todos não foi achado outros como Daniel e seus 3 amigos, eles eram 10 vezes mais inteligentes que os demais magos e encantadores do reino, e passaram a assistir diante do rei Nabucodonosor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário