Tratutor

segunda-feira, 3 de março de 2014

a escrita misteriosa na parede

 Capítulo 7. Daniel 5, A escrita misteriosa.
O rei Belsazar era neto de Nabucodonosor, seu pai era filho de Nabucodonosor, Nabonido. A bíblia o chama de filho de Nabucodonosor por maneira de falar, muitos exemplos semelhantes estão na bíblia, os judeus eram chamados de filhos de Abraão, Isaque e Jacó, o que na verdade eram descendentes destes, outro caso bem conhecido era quando falava que alguém era filho de Davi, o próprio Jesus foi chamado de filho de Davi, mas literalmente não era, era descendente.
Nabonido deixou a Babilônia no comando de seu filho Belsazar, como regente, e foi para um oásis em temas, segundo alguns estudiosos ele estava enfermo ou cansado da rotina de um rei, a prova bíblica de que Belsazar não era o único e soberano rei da babilônia está no verso 7, Belsazar ofereceu  o 3º lugar no reino. A bíblia conta que Belsazar deu um banquete a mil dos seus grandes, você pode imaginar as coisas horríveis aos olhos de Deus que aconteceram neste banquete, pois bebidas, mulheres e idolatria estavam no contexto deste banquete. Para piorar a situação os vasos sagrados que Nabucodonosor havia tomado do templo de Jerusalém, foram trazidos e neles colocaram vinho para satisfazer os beberrões.
Eu não sei que conhecimento Belsazar tinha de seu avô, havia passado 33 anos desde a morte de Nabucodonosor, era bem recente as incríveis histórias que seu avô passara para conhecer o Deus verdadeiro, no verso 22 Daniel diz que o rei sabia destas histórias, mas não se importando com isso, Belsazar promove aquele banquete de orgias e desrespeito a Deus. Num dado momento da festa onde os ânimos já estavam bem exaltados, eis que um estranho fenômeno físico e visível congelou os expectadores, uma mão escrevia na parede do salão e isso fez com que o rei muda-se seu semblante, o verso 6 diz que as juntas dos seus ombros se relaxaram e seus joelhos batiam um no outro.
Imediatamente o rei manda buscar os magos, feiticeiros e sábios do reino e declara: "qual quer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, trará uma cadeia de ouro ao pescoço e será o terceiro no reino. Entra aquela equipe de charlatões mas não puderam ler a escrita,e isso perturbou todos os convidados. Neste momento a rainha mãe entra e dá a solução que só era buscada na hora do aperto, como se diz, no verso 11 ela diz que no reino de Belsazar havia um homem que tinha o espírito dos deuses santos e dá uma lista de elogios a Daniel.
Após Daniel ser introduzido à presença do rei e o rei fazer um monte de perguntas e oferecer seus presentes, o velho ancião de Deus, que agora tinha cerca de 83 anos, começa a dar um poderoso testemunho sobre seu tempo em Babilônia, perante aquelas pessoas idólatras e começa a ler a escrita da parede. Daniel diz que aquelas palavras vieram da parte de Deus e dizia o seguinte, Mene, Mene, Tequel e Parsim, e a interpretação era a seguinte: Mene: contou Deus o teu reinoe deu a cabo dele.Tequel: pesado foste na balança e achado em falta. Peres: dividido foi o teu reino e dado aos persas e medos. Olhe que impressionante, Daniel diz que chegou o fim do reinado de Belsazar, o rei da poderosa Babilônia, o rei poderia até se irar contra Daniel, mas ficou tão impressionado  e assustado que sua única reação foi dar os presentes a Daniel e o proclamar o 3º no seu reino, que na verdade não era mais seu, pois naquela mesma noite os exércitos dos Medos e Persas invadiram Babilônia e mataram Belsazar e Dario , o medo, com 62 anos se apoderou do reino.

Babilônia era uma cidade muito fortificada, tinha segundo estudiosos, 100 Km de diâmetro, mas de 1 milhão de habitantes, seus muros tinham entorno de 107 metros de altura e 27 metros de largura, por ser esta fortaleza o rei Belsazar estava tão confiante que se descuidou da segurança e só festejava seu poder. Os exércitos dos medos e persas não tiveram que lutar nem um dia para à conquistar, eles desviaram o leito do rio Eufrates que cortava e abastecia a cidade de água, o rio secou e os exércitos entraram na cidade pelo leito seco do rio por baixo da muralha. Você pode até não acreditar que foi tão simples assim, mas foi exatamente isso que aconteceu, Deus já sabia que iria acontecer e deu o sonho da estátua a Nabucodonosor, acabou a 1º império mundial da estátua, a cabeça de ouro, Babilônia, (605 - 539 a.C) começa o 2º império dos braços e peito de prata, a Média e Persia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário