Tratutor

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O DIA BÍBLICO EM QUE JESUS NASCEU













Ninguém sabe ao certo a data do nascimento de Jesus, aceita-se por tradição 25 de dezembro, o dia do natal, como o dia em que Jesus nasceu. Embora esta data tem origem pagã, a igreja católica incluiu como data festiva de comemoração, para atrair os novos crentes pagãos conversos ao cristianismo, que eram adoradores do sol, sendo o dia de comemoração ao Deus sol, 21 de dezembro.
Para entendermos este tema a fundo, temos que conhecer algumas coisas da história antiga, inclusive do povo Judeu, tema da bíblia. Sem este conhecimento de calendários, é impossível entender a história bíblica sobre eventos que falam de datas; por isso temos que estudar um pouco sobre contagem do tempo, sempre com base sólida na bíblia e matemática.
Segundo a bíblia, um dia tem uma parte escura, noite, e uma parte clara, o dia. O por do sol que faz esta separação, Levíticos 23:27-32 e Deuteronômio 16:6. Perceba que ao por do sol do dia 9 começa o 10° dia, que se encerra ao por do sol do dia 10 para o 11° dia.
A semana tem 7 dias, Gênesis 1, o Mês tem 30 dias, de uma lua nova a outra lua nova, Isaias 66:23, 1 crônicas 23:31. Para provar que o mês bíblico tem 30 dias é só ler Gênesis 7:11 e 8:2 e 3; a história do dilúvio.  No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram,
3 as águas se foram retirando de sobre a terra; no fim de cento e cinquenta dias começaram a minguar.
4 No sétimo mês, no dia dezessete do mês, repousou a arca sobre os montes de Ararate.
Perceba que a chuva começou em 17/02 e predominaram sobre a terra 40 dias. Após 150 dias a arca encalhou em 17/7, de 17/2 a 17/7 tem exatos 5 meses, ou 150 dias, portanto o mês tem 30 dias, 5 x 30 =150.
Os meses do ano são 12, 1 crônicas 27:1-15, portanto o ano tem 360 dias, 12x30. Em Daniel e Apocalipse se prova isso com as profecias de 3 anos e meio, 42 meses e 1260 dias sendo equivalentes.
Outro fator importante é que o ano é dividido em 4 estações, primavera, verão, outono e inverno. Estas estações tem inicio nos equinócios e solstícios, equinócio da primavera 1/1° mês bíblico, solstício do verão 1/ 4° mês bíblico, equinócio do outono, 1/7° mês bíblico, solstício do inverno, 1/10 ° mês bíblico.

Para entendermos melhor, fiz um desenho completo deste calendário, com os nomes dos meses e as festas judaicas que vimos em um estudo anterior. O calendário do centro é o calendário bíblico, com as estações coloridas para facilitar, note que na parte de fora está o nosso calendário atual, note que as estações são ao contrário, pois o calendário bíblico está baseado na história bíblica no hemisfério norte da terra, por estarmos no sul do Brasil, estamos no hemisfério sul, por isso as estações são ao contrário. No momento que estamos no inverno, 05/05/2020, no Estados Unidos é verão, tem que entender um pouquinho de geografia.
Note também que a correspondência dos dias nos dois calendários é 1° dia de Nisã, igual a 21 de março. Como que isso é verdade? O inicio das estações. No calendário bíblico o 1° dia da primavera era 1/1° mês, para nós o 1 dia do outono (estações ao contrário) é 21 de março. Lembre-se que por causa do ano nosso solar de 365 dias, tem 5 dias a mais que o ano lunar bíblico, 360. Isso implica que em alguns anos nossos a mudança da estação se dá 2 a 3 dias de diferença. Perceba que até o ano zodíaco tem seus signos de 21 a 21, começando e 21 de março com o signo de Áries.
É um pouco complicado, mas se estudar com calma e atenção você vai entender claramente, pois é fundamental para o estudo que se segue, o dia do nascimento de Jesus. Outro fator importante é saber que o ano judaico ou bíblico, começa em 1/ 7° mês, festa das trombetas, ano novo judaico. Por isso sempre começaremos a contar a partir do começo do ano novo, 1/7° mês tisri.
Lucas 1 dá detalhes do nascimento de João Batista, primo de Jesus, e seguindo as pistas bíblicas, vamos desvendar os fatos. Zacarias era sacerdote no turno de Abias, 1 crônicas 24 mostra que Davi dividiu os sacerdotes por turnos, estes turnos de serviços eram de mês a Mês 1 crônicas 27:1, a de Zacarias era a oitavo  turno, ou oitavo mês, portanto começando a contar do ano novo, 1/7 tisri, o oitavo mês começa  em 1/3 sivã. Durante este mês 3, Zacarias tem aquela conversa com o anjo...e terminando os dias do seu ministério, 1/4° mês tamuz, ele volta para casa e sua esposa Isabel fica grávida. Nove meses depois, por volta de 1/1° mês nisã, nasce João Batista. Mas neste meio entra a história de Maria, e a gravides de Jesus.
Conforme Isabel ficou gravida, por volta do começo do mês 4 tamuz, ela escondeu por 5 meses, começo do mês 9 quisleu, no sexto mês de gravides de Isabel, mês 9 quisleu, o anjo visita Maria e anuncia que ela ficaria grávida, e que Isabel estava no sexto mês de gravidez, Maria viaja para visitar Isabel, e ao saudar Isabel, a criança no ventre de Isabel salta, e Isabel diz: e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!
Note que maria no sexto mês de Isabel, mês 9 Quisleu, fica grávida pelo poder do Espírito Santo, e louva a Deus, Maria fica 3 meses com Isabel e vai embora, e ao completar o tempo de Isabel, nasce o menino João.
Maria chega em casa com 3 meses de gravides, tem aquela conversa com José, seu noivo, Mateus 1, e após o tempo exato voltamos para Lucas 2.
Podemos dizer que o mês que Jesus nasceu já está mais ou menos desvendado, se no fim do sexto mês de gravides de Isabel, 9° mês Quisleu, Maria ficou grávida, 9 meses depois, final do 6 mês Elul, Jesus nasceu. Esta época é amplamente confirmada na bíblia e na história, pois no começo do outono, 1 do 7° mês tisri, os pastores ficavam no campo a noite com seus rebanhos, conforme Lucas 2:8, isso era impossível na época do natal, começo do inverno na Palestina, o que por si só, já descarta a tese que Jesus nasceu 25 de dezembro ou 5 do 10° mês tebete.
Para finalizar esta parte temos que entender algo significativo na bíblia, o círculo dividido pela cruz. O que é isso? Simples. Deus criou as coisas com leis fixas ou seguindo uma certa lógica, veja os exemplos:
O átomo   
O átomo é o que forma tudo no nosso mundo, inclusive os elementos químicos, o átomo tem um núcleo central e os elétrons ficam girando em torno do centro.
Planeta Terra 
O planeta Terra também tem um centro ou um núcleo e algumas camadas externas.
O sistema solar 
Mesma forma ou lógica, um centro, o Sol, e planetas girando ao redor do centro.
O planeta terra tem algumas coisas interessantes, ele é dividido por uma cruz imaginária, a linha do Equador na horizontal e o meridiano inicial na vertical. Isso divide o planeta nos hemisférios norte e sul e ocidente e oriente.
O círculo é um símbolo de Deus, assim como Deus não tem inicio nem fim, o círculo também não tem começo nem fim, a cruz que divide o círculo simboliza a cruz de Cristo, que mudou a história da humanidade.
O giro da Terra em torno do Sol tem os 4 pontos de divisão que já estudamos um pouco, a mudança das estações.
 
O calendário também é este círculo dividido pela cruz, as estações do ano, e o relógio também tem a tradicional divisão da cruz, meio-dia, 3 h, 6 h e 9 h. agora o mais interessante para nosso estudo, a bíblia relata exatamente está divisão do relógio pela cruz, você sabia? Na história do julgamento de Jesus até seu sepultamento, ela relata exatamente está cruz nos horários, Jesus foi levado perante Pilatos para ser Julgado ao amanhecer ou clarear o dia, 6 h da manhã sai o sol no começo da primavera do hemisfério norte, João 18:28, na terceira hora da parte clara do dia, 9 h da manhã, começou o ritual da crucificação, Marcos 15:25, a crucificação terminou na hora 6° do dia claro ou meio dia e ficou tudo escuro até a hora nona do dia claro, ou 3h da tarde, Marcos 15:33. Na hora nona do dia claro Jesus morreu, 3 da tarde, e foi tirado da cruz as pressas para ser sepultado quase ao por do sol, 6 h da tarde, Mateus 27:57.
Interessante que a bíblia exalta estes horários, exatamente a cruz do relógio. Outro fato importantíssimo, é que jesus tinha que cumprir as festas fixas do povo judeu que apontavam para o messias, pois ele era o verdadeiro cordeiro que tira o pecado do mundo, certeza, certeza eu não posso afirmar, mas com tudo que estudamos até aqui e com base nesta lógica de Deus, do círculo dividido pela cruz, eu creio que João Batista foi gerado em 1/4° mês, Jesus foi gerado seis meses depois, 1/10° mês tebete, João nasceu 1/1° mês nisã, e Jesus 1/7° mês tisri, festas das trombetas, ano novo judaico. Formando a cruz do calendário.
O ano em que Jesus nasceu também é biblicamente e historicamente conhecidos, embora muitos fazem confusão e atiram para todos os lados. Lucas 3 declara que João Batista começou seu ministério no 15° ano do governo de Tibério Cesar, e João que batizou Jesus com 30 anos de idade, Lucas 3:23. A história relata que Tibério começou a governar no ano 14 depois de Cristo. Seu 15° ano foi 29 depois de cristo. João era 6 meses mais velho que Jesus como vimos, João batiza Jesus no outono de 30 depois de Cristo, é só voltarmos 30 anos para traz, do outono de 30 depois de cristo que chegamos a outono de 1 antes de cristo, o nascimento de Jesus, no outono de 1 depois de cristo, Jesus completa 1 ano de vida. Isso também se torna lógico, pois Jesus morreu na primavera com 33 anos e meio, é lógico que teria que nascer no outono. Mais uma prova que este estudo está correto. Como vimos anteriormente em outro estudo, segundo as 70 semanas de Daniel, Jesus morreria no final das 70 semanas, que se concluíram na primavera de 33 depois de cristo.
Então resumindo, Jesus nasceu em 1/7° mês tisti do ano 1 antes de cristo, a morreu 33 anos e meio depois, em 14/1° mês nisã do ano 33 depois de cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário