Tratutor

quinta-feira, 11 de junho de 2020

A TRINDADE. É DOUTRINA BÍBLICA?


Existem temas bíblicos em que há vasta abrangência nas sagradas escrituras, já outros temas, a bíblia descreve superficialmente, ou não se aprofunda para deixar claro o que deve ser entendido como verdade. É incrível que estudiosos não chegam as mesmas conclusões de temas claros e bem contextualizado dentro da bíblia, e outros temas que quase não é esclarecido na bíblia, os teólogos e doutores defendem teses com unhas e dentes, que não há claro discernimento bíblico.
Neste estudo vou falar sobre uma doutrina aceita pela maioria das igrejas evangélicas, com cunho histórico e bíblico nascido na igreja católica, no qual veremos nas escrituras como é frágil os argumentos a favor desta doutrina conhecida como a doutrina da trindade.
Na doutrina da trindade, se crê que Deus é um só, composto por três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Embora Deus não seja uma pessoa como nós, na doutrina a pessoa de Deus tem os mesmos atributos que a nossa pessoa, como: individualidade, corpo, mente, desejos, atributos... mesmo que dizem que os três agem em comum acordo.
Para se crer que há um só Deus, mas composto por três Deuses separados ou distintos, tem que ter algo na bíblia que indique ou afirme algo sobre isso, e aí começa a fragilidade das afirmações criadas por pessoas que não sei o que ganham com isso. Há várias igrejas ou grupos de teólogos, que criticam ou condenam veemente essa doutrina, usam textos bíblicos para refutar que existe mais de um Deus, dizem que Jesus é uma criatura criada por Deus, como os anjos, e dizem ser Deus um só, e só a Deus devemos adorar.
Embora seja estranho para um estudioso das escrituras conciliar a ideia de mais de um Deus, também é estranho não enxergar que na bíblia Jesus é considerado Deus, há vários texto que veremos aqui neste estudo, que falam claramente sobre a divindade de Jesus, portanto só por cima, já temos dois deuses, o Pai, e o Filho, acrescentado a esta divindade mais o Espírito Santo, seria de fato três deuses em um? Isso é o que afirma a doutrina da trindade.
Sem mais delongas, vamos para a bíblia, a única fonte de informação sobre Deus. Vamos analisar os versos citados pelos defensores da trindade.
No começo da bíblia a dois versos semelhantes que são usados para dizer que Deus é mais de um, Gênesis 1:26  E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 11:5-7 5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.
Fica claro que nestes versos Deus está falando com alguém, não creio que ele estava falando com ele mesmo na segunda pessoa, se Deus é um, no singular, ele teria dito: eis que faço o homem... ou eis que desço... porém no texto é claro a pluralidade, façamos o homem...no mínimo dois seres fazendo o homem ou participando da criação. Mesmo caso na torre de babel. O interessante que os defensores da trindade usam estes versos para afirmar que Deus é três, plural, hora, será que eles não sabem que duas pessoas já é plural? Da mesma forma que eles afirmam ser três, eu poderia dizer que é dez ou cem pessoas, o plural ali não determina a quantidade, mais somente que mais de um.
Outro verso usado é Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; embora aqui se apresente os nomes da tal trindade, não esclarece a natureza corpórea ou física das três pessoas em si. fala que deve ser batizado em nome, mas não declara como é o dono do nome, na bíblia fica evidente a obra existente tanto do Pai, do Filho, Jesus, e também do Espírito Santo; mas o que os trinitarianos não ressaltam é que geralmente para não dizer quase sempre, o Espírito Santo é atribuído como sendo do Pai, e não alguém separado ou distinto do Pai.
Outro texto usado é no batismo de Jesus, no evento em si, Jesus, o filho, está sendo batizado, o céu se abre e o Espírito santo desce sobre Jesus na forma de pomba, e uma voz do céu, o Pai, diz que Jesus é seu filho em que ele se compraza. Porém como citei acima, o Espírito Santo em questão, é dito como sendo o Espírito do Pai.
Outros fatos bíblicos que os trinitarianos usam para apoiar que o Espírito Santo é um ser pessoal ou separado fisicamente do Pai, é textos que falam sobre sentimentos do Espírito, como sendo entristecido, sendo ofendido, alegrando-se, atuando em milagres ou curas...
Como vimos, nestes versos usados para afirmar a trindade, não fica claro e nem definitivo a existência de um Deus triuno, formado por três pessoas, mais interessante que um dia perguntei para um pastor, e ele disse que no céu tem três tronos, e quando formos para o céu vamos conhecer os ocupantes dos tronos, o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito santo. Mas afinal, o que é um espírito? Espírito tem corpo, aparência física? A bíblia declara em hebreus 1:14 que os anjos são espíritos ministradores, por outros textos sabemos que os anjos tem aparência física, embora não sabemos a composição física de seus corpos, podemos ver e ser tocados por eles, há bastante exemplos nas escrituras, os anjos visitando Abraão, salvando Ló de Sodoma, tocando a boca de Isaías com uma brasa...
Porém Paulo fala algo interessante sobre Deus, Colossenses 1:15, 1 Timóteo 1:17, que Deus é invisível, outro ponto interessante é que Deus é Espírito, João 4:24. Quanto mais você se aprofunda na bíblia parece que mais confuso fica, se Deus é espírito e invisível, como que Moisés o viu pelas costas no monte Sinai? Temos que separar quem é quem, para um leitor apenas, parece que Deus o Pai, que criou as coisas, Jesus entrou na história após encarnar no ventre de Maria; mas para um estudante que conhece a bíblia a fundo, vê que em toda a bíblia é Jesus o que atua na história desde o começo. A própria criação dos anjos, dos céus, da terra e de tudo, foi Jesus que criou, Colossenses 1: 12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,
13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;
14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;
15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; 
Somente com estes versos muitas coisas ficam claras, existem dois seres que são ambos chamados de Deus, Deus é um título, o nome dado ao criador, podemos ver que Deus Pai gerou o Deus Filho, quando da eternidade aconteceu isso, não é declarado, mas a partir dessa divisão física, Jesus o Filho , passou a ser o atuante em tudo, ele que criou os anjos,  os céus e a Terra, João 1:1-3 confirma mais uma vez isso, Jesus além do criador é o mantenedor de tudo. Há vários versos que falam que Jesus é Deus e deve ser adorado, Judas 1:25, 1 João 5:20, Lá em Gênesis 1, na criação, fala que no primeiro dia Deus fez a luz... na verdade é Jesus fez a Luz... é claro que Deus Pai estava presente, através do seu espírito, Gênesis 1:2. Você está entendendo? Porém de um verso cria-se teorias totalmente adversas a bíblia, há igrejas que com base que Jesus é o primogênito da criação, creem que Jesus não é Deus, pois foi criado por Deus, o primeiro ser criado.
Mas isso é falta de conhecimento ou seguem isso por que alguém no passado criou essa doutrina e hoje a igreja segue os líderes. A palavra primogênito significa literalmente o PRIMEIRO GERADO, e não o primeiro criado. João 3:16 declara que Deus deu seu filho UNIGÊNITO, ou seja, o único Gerado, Jesus foi o primeiro e único gerado do próprio Deus, por isso que ele é Deus. O ser humano é gerado de outro ser humano, ambos fazem parte da mesma espécie, podemos dizer que Jesus é da mesma espécie de Deus Pai, sendo o Deus Filho.
 Acho que ficou claro que Deus Pai e Jesus são Deus, eles formam a divindade, e não a trindade. Posso ficar aqui falando e citando inúmeros textos que comprovam mais e mais isso, mas vou ao foco da doutrina da trindade, o Espírito Santo ser a tal terceira pessoa da trindade.
Como já disse antes, há vários textos que falam sobre a atuação do Espírito Santo, porém nenhum que evidencie que ele é uma pessoa, ou que ele é um individuo com corpo e mente própria. Na grande maioria dos textos, ele é retratado como sendo o Espírito de Deus, Gênesis 1:2 na criação, Mateus 3:16 no batismo de Jesus, Mateus 12:28, Romanos 8:9,14, 1 Coríntios 3:16, 7:40, 12:3, 1 Pedro 4:14, Efésios 4:30... e vamos longe citando versos e situações que falam sempre  como o Espírito Santo sendo de Deus, e não como sendo Deus.
Para finalizar, vamos concluir mostrando na bíblia o que é o Espírito Santo, muitos usam os versos sobre o Espírito de Deus, e o transportam para a realidade humana, dizendo que os humanos tem um espírito imortal, ou alma imortal, que mesmo depois de morto o corpo físico, este espírito fica vagando ou vai para o céu, ou para o purgatório..., a bíblia declara que só existe o espírito humano com a união do corpo físico com o fôlego de vida. Ao morrer, o fôlego de vida volta para Deus que o deu, e o corpo vira pó, se decompõem, e o espírito acaba, some, termina.
Paulo faz uma comparação interessante em 1 Coríntios 2:10-16: 10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
16 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Leu com atenção? Deus nos revela pelo seu Espírito, assim como só o espírito do homem que nele está, entende as coisas do homem, somente o Espírito de Deus compreende as coisas de Deus. Se nós não recebermos o Espírito Santo de Deus na nossa vida, não compreenderemos as palavras de Deus, somente com o Espírito de Deus em nós, entenderemos as coisas da salvação, a verdade bíblica... nós somos templos do Espírito Santo. Para finalizar Paulo fala que ninguém jamais conheceu a mente do senhor, mas nós temos a mente de Cristo. Percebe? Se nós temos recebido o espírito que provém de Deus, e Paulo completa dizendo que temos a mente de cristo, conclui-se claramente que o Espírito Santo, é a mente de Deus, assim como o nosso espírito é nossa mente. Outro verso esclarecedor é Romanos 8:9, Paulo declara que o Espírito de Deus é o mesmo Espírito de Cristo, por isso que o Pai e o Filho, não divergem, estão em comum acordo, pois ambos compartilham o mesmo Espírito Santo, ou a mesma mente, Deus Pai não faz nada sem o conhecimento do Filho, e vise versa.
Outro fator decisivo para lançar por terra a tese de trindade, é a quantidade. Jesus depois que ressuscitou, estava pleno em poder e glória, era o que é hoje no céu. Porém ele não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Jesus era um ser pessoal, físico; mesmo sendo Deus, sua unidade física o privava de estar ou aparecer em todos os lugares. Jesus disse que iria para o céu e o Pai enviaria outro consolador. Sabemos da história, o consolador era o Espírito Santo, que desceu no dia dos pentecoste aos discípulos. Agora sabemos que o Espírito de Deus habita em todo aquele que crê e é de Cristo, como que poderia estar em bilhões de pessoas as mesmo tempo, se o Espírito Santo fosse um ser unitário? Fisicamente distinto e pessoal, assim como é o Pai e o Filho? Teria que ter no mínimo bilhões de Espíritos Santos, não achas? Se havendo um Pai e um Filho sendo Deus, muitas pessoas tem dificuldade de compreender como um Deus só, imagine bilhões de deuses sendo um? Não tem a mínima lógica e apoio bíblico.
Em resumo, na eternidade existe um Deus invisível, título de ser criador, este portador de poder criador invisível, gerou um filho igual a ele em essência, poder e título, porém visível, este Deus Filho visível, criou os céus e a terra sem forma e vazia. Após a revolta de Lúcifer lá no céu, Jesus expulsou para a terra vazia Satanás e seus anjos, 2 Pedro 2:4, após isso Jesus criou a vida aqui na terra, e começou o desenrolar do conflito cósmico aqui.
Se tivermos a oportunidade de chegar no Céu, saberemos a verdade total, hoje creio que no céu existe um trono apenas visível, o trono do Deus filho, Jesus Cristo, criador do céu e da terra. Deus Pai não sei se veremos uma luz, uma glória ou sei lá, ele é invisível segundo a bíblia. O Espírito santo tenho certeza que não veremos, pois assim como não vemos o espírito da outra pessoa e nem o nosso, não poderemos ver o Espírito de Deus, sabemos que existe e age, mais é a mente do Pai e do Filho, é a onipresença de Deus, está em todos os lugares e em todos. Eu posso estar sentado na minha cama e imaginar que estou em outro lugar, posso ver na minha mente finita as coisas que lá existem pois já estive lá e decorei as coisas existentes lá, porém não posso agir e nem ver algo novo neste local que estou relembrando, pois não tenho poder algum para isso, é só imaginação. O Espírito de Deus é diferente, ele está em todos os lugares ao vivo, podendo agir e saber tudo em qualquer lugar e tempo. Através do nosso espírito só podemos imaginar e as vezes não é mais a realidade presente, Deus através de seu Espírito, ou mente, vê tudo ao vivo, conhece tudo e age em tudo. por isso que ele é único, e supremo. Somos menos que nada perto dele, mas em seu supremo amor, dará oportunidade aos que crerem no seu sacrifício, de conhece-lo e ver sua maravilhosa criação. Que glória, que benção. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário