Tratutor

segunda-feira, 16 de maio de 2016

QUAL É A ORDEM CORRETA DOS FATOS OCORRIDOS APÓS A RESSURREIÇÃO DE JESUS?

QUAL É A ORDEM CORRETA DOS FATOS OCORRIDOS APÓS A RESSURREIÇÃO DE JESUS?
Muitos acham que este assunto não tem muita relevância dentro da Bíblia, outros resumem os fatos e criam enormes mentiras que contradizem as Escrituras Sagradas; outros para defenderem suas doutrinas e teses, usam os fatos relacionados após a ressurreição de Jesus, para inventarem motivos para mudar a lei de Deus. E você? No que você acredita e conhece sobre os acontecimentos que ocorreram logo após Jesus ressuscitar?
É aceito pela maioria dos "estudiosos" da Bíblia, que foi na noite do 1º dia da semana, o Domingo, que Jesus ressuscitou e saiu do túmulo, lembramos que a noite de um dia de 24 h vem antes da parte clara, ou seja, um novo dia tem como começo as horas escuras e depois termina com as horas claras, creio que isso é conhecido por quem estuda a Bíblia, mais é só para relembrar, pois bem, nas primeiras 12 h escuras do Domingo, Jesus teria ressuscitado, algumas mulheres perto da hora do sol nascer (começo das 12 h claras do Domingo) foram ao túmulo levar aromas para embalsamar o corpo de Jesus e chegando ao túmulo a Pedra que fechava a entrada estava removida, ao entrarem no túmulo dois anjos anunciam que Jesus havia ressuscitado, e elas saem dali para encontrarem os discípulos para contarem a nova, no caminho elas encontram Jesus que manda elas contarem aos discípulos que ele estava vivo.
Aparentemente não tem nada de mais neste resumo dos fatos, porém há muitos detalhes que são passados por cima para aceitarmos que esta é a verdade, outros acham melhor aceitar o resumo pois se entrarem nos detalhes, não saberão responder certas contradições que existem nos 4 evangelhos. Bem vejamos o que diz os 4 evangelhos a respeito deste assunto e você entenderá melhor estas contradições.
Começaremos por Marcos e Lucas, pois são praticamente iguais os fatos relatados.Vou usar a tradução Almeida Revista e Atualizada, depois vou dar alguns detalhes de outras traduções.
Marcos 16:1-8 no resumo, Passando o Sábado, 3 mulheres (Maria madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé) compram aromas para irem embalsamar o corpo de Jesus, muito cedo, no 1º dia da semana, no domingo, ao despontar do Sol elas vão ao túmulo se perguntando quem tiraria a pesada pedra da entrada, quando chegaram viram que a pedra já estava removida, entrando no túmulo viram um Jovem ao lado direito (um anjo) e ficaram aterrorizadas e surpreendidas, o jovem diz que Jesus não estava ali, que havia ressuscitado e manda elas dizerem aos discípulos que Jesus iria velos na Galiléia, elas saem fugindo do sepulcro pois estavam aterrorizadas e nada disseram a ninguém.
Lucas 24:1-12 no resumo, No 1º dia da semana, o domingo, Elas foram ao túmulo levando os aromas que haviam preparado, e encontraram a pedra removida, ao entrarem não acharam o corpo de Jesus, perplexas a este respeito, eis que apareceu dois varões (anjos) que lhes disseram ele não está aqui, ressuscitou, os anjos lembraram elas das palavras de Jesus que iria ressuscitar no terceiro dia, e elas voltando do túmulo anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os outros que com eles estavam. As mulheres eram Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago e as demais que estavam com elas, Pedro levantou-se e correu ao túmulo, porém não viu nada.
Estes dois relatos são praticamente iguais, com apenas algumas diferenças, mais dois detalhes chamam a atenção, as mulheres não são as mesmas, e no relato de Marcos elas não contam para ninguém, já as de Lucas contam para um monte de pessoas. você não acha estranho? Outro fato ainda mais contraditório, é que em Marcos, as Marias e Salomé foram comprar os aromas, passando o Sábado (não esqueça isso vai ser importantíssimo) Já em Lucas as Marias e Joana foram levar os aromas que elas tinham preparado, veja bem, elas compraram e prepararam os aromas, isso vai ser importante a frente.
Bem, um detalhe aqui, um ali, mais você pode dizer que é a mesma história, mais os problemas só aumentam na comparação com Mateus e João, vamos ver Mateus:
Mateus 28:1-10 no resumo, No Findar do Sábado ao entrar o 1º dia da semana ( isso é exatamente ao por do Sol de Sábado para domingo, Biblicamente é neste momento que começa as 12 h escuras do domingo, ou o começo domingo) Maria Madalena e Maria vão ao túmulo, eis que ocorre um terremoto, porque um anjo do céu veio e removeu a Pedra e assentou-se sobre ela, os guardas tremeram e ficaram como mortos, mas o anjo dirigindo-se para as mulheres disse para não temerem pois Jesus havia ressuscitado e mandou elas contarem aos discípulos, e elas saindo do sepulcro, com alegria e medo correram para contar aos discípulos, e eis que encontraram com Jesus e elas o abraçaram e beijaram e o adoraram, e Jesus disse a elas para avisar aos irmãos para irem a Galiléia.
Note o monte de problemas da narrativa de Mateus para a de Marcos e Lucas, 1º segundo Marcos e Lucas as mulheres foram próximo do nascer do Sol ao túmulo, Já Mateus enfatiza que foi no findar do sábado, ou seja, quase 12 h  antes. 2º em Mateus eram apenas 2 mulheres que foram ao túmulo, 3º segundo o relato de Mateus, ocorreu um grande terremoto e os guardas que foram colocados de guarda no túmulo (Mateus 27:62-66) desmaiaram de medo e o anjo falou as mulheres... será que as mulheres viram os guardas atirados no chão? as mulheres sentiram ou presenciaram o terremoto? 4º Mateus relata que as mulheres encontraram Jesus antes de falarem com os discípulos, abraçaram e beijaram Jesus, Segundo Mateus era maria Madalena e outra Maria, será que isso ocorreu? João discorda. Mais problemas então? Vamos ver o relato de João.
João 20:1-18 no resumo, No 1º dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro e viu que a pedra estava removida, então correu e foi ter com Pedro e João, e disse que tiraram do sepulcro Jesus e não sabemos onde o puseram, pedro e João correram ao túmulo e não viram nada senão os lençóis, e voltaram para casa, Maria entretanto ficou junto ao túmulo chorando, quando olhou para dentro do túmulo viu dois anjos, eles perguntaram por que ela estava chorando, ela disse que haviam levado Jesus e não sabia para onde, neste momento Jesus aparece a ela, mais ela não reconhece, Jesus conversa com ela e ela reconhece Jesus, porém Jesus disse para ela não o deter, por que ainda não tinha subido ao Pai, então ela sai e diz aos discípulos que tinha visto Jesus.
Percebe? Neste relato não ha nada de terremoto, muito menos um anjo dizendo a Maria Madalena que Jesus tinha ressuscitado, Maria correu imediatamente após ver o túmulo vazio, e foi a pedro e João dizer que o túmulo estava vazio e ela não sabia de nada, ao regressar com Pedro e João, que também não viram nada e foram embora, ai que Maria olha de novo para dentro do túmulo e vê dois anjos, eles não falam que Jesus ressuscitou, apenas perguntam por que ela estava chorando, ai Jesus fala com ela e ela não toca em Jesus, pois Jesus a impede, ao contrario de Mateus que as mulheres abraçam e beijam Jesus.
Você percebe a total diferença entre os relatos? Será que este emaranhado de fatos pode ser resumido que ao sair do Sol algumas mulheres foram ao túmulo e viram dois anjos que disseram que Jesus ressuscitou e pronto? Afinal, a bíblia se contradiz ou eu não estou sabendo ler os versos?
Meu amigo, por isso que Jesus aconselha examinarmos as Escrituras de todo coração, conhecer a verdade, para sermos libertos das mentiras que as igrejas criam sobre a vida de Jesus, a tradição Católica, aceita pela maioria dos protestantes, diz que devemos guardar o domingo por que Jesus ressuscitou no domingo, isso é uma MENTIRA, Mateus 28:1 diz que ao findar do Sábado as mulheres foram ao túmulo e este já estava vazio. Pior fica dizer que Jesus ressuscitou perto do nascer do Sol de domingo, isso é totalmente anti Bíblico. Mais escandaloso é afirmar que Jesus morreu na sexta-feira da paixão, isso é plena falta de conhecimento Bíblico, este assunto da morte de Jesus está em detalhes neste blog na postagem "A bíblia prova que Jesus não morreu na sexta-feira" ou "por que Jesus não morreu na sexta-feira" vale apena conferir.
Não existe um verso sequer dizendo que Jesus ressuscitou no domingo, todos os textos acima citados falam apenas que as mulheres foram ao túmulo e JÁ estava vazio, um texto fora do contexto vira um pretexto para se iludir, já que é mais cômodo concordar com a maioria para não ter problemas, Mais discordar da bíblia e sair por ai dizendo falso testemunho de Jesus é muito fácil, pena que darão conta a Deus tarde demais.
Mais afinal, qual é a verdadeira história ou a seqüência correta dos fatos após Jesus ressuscitar? A Bíblia está em contradição ou as explicações dadas até hoje que estão erradas? Vou a seguir colocar os textos dos 4 evangelhos em ordem cronológica, conforme a história ocorreu naquela noite de domingo, não vou acrescentar e muito menos deixar versos de fora, todos os versos dos 4 evangelhos estarão nesta ordem cronológica, e você julgue se estou certo ou errado, e por favor, se eu estiver errado, me mostre, pois quero conhecer a verdade também.
 MT 28:1-4 / LC 24:2 e 3 / MC 16:8 / JO 20:1-18, Lucas 24:12  / MC 16:9-11/Mais tarde ainda de noite escuro,  LC 24:1 / MC 16:2-4/ MC 16:5 / LC 24:4 /todos os versos a seguir é a mesma conversa dos anjos com as mulheres no túmulo: MT 28:5-7, LC 24:5-8, MC 16:6 e 7/ depois MT 28:8-10  / e o final LC 24:9-11  / segue a história e 40 dias depois Jesus sobe ao céu. 
Aqui vou escrever o resumo, mais confira verso por verso na sua Bíblia:
Mateus 28: 1-4 No findar do Sábado ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro, (abre um parênteses para contar como foi a ressurreição de Jesus antes das mulheres chegarem ao túmulo) o anjo desce, remove a pedra, os guardas caem desmaiados, o anjo vai embora, os guardas saem dali e vão aos sacerdotes contar o ocorrido,Mateus 28:11-15, somente depois disso tudo que as Maria chegam ao túmulo e não encontram nada, só a pedra removida. Agora pense, se ocorreu tudo isso antes das Maria chegar, e se elas estivessem do outro lado de Jerusalém, o tamanho da cidade era cerca de 1Km de extensão, quantos minutos você acha que elas levariam caminhando para chegar no túmulo Já vazio? 10 a 15 minutos no máximo, como elas saíram ao por do Sol para irem ao túmulo, e ocorreu terremoto, guardas desmaiando, se recobrando e saindo de cena, e deu para elas chegarem uns 10 minutos depois e não verem nada? será que posso afirmar com certeza que Jesus ressuscitou depois do por do Sol (que Já seria domingo então) e ocorreu tudo rápido o bastante com os guardas que as mulheres não viram nada? 
Lucas 24:2 e 3 e encontraram a pedra removida, mais ao entrarem não acharam o corpo de Jesus;
João 20:1-18 leia na Bíblia, é a parte que Maria Madalena vai ao túmulo, não acha nada e vai contar a Pedro e João o fato, note que ela não está sozinha, está com a outra Maria, verso 2 esclarece, Maria madalena diz a Pedro que "não sabemos" viu? no plural, se ela estivesse sozinha teria dito eu não sei, prova assim que Mateus e João estão em harmonia, as duas Maria foram junto ao túmulo e contar a Pedro e João. Os textos a seguir esclarecem que Maria Madalena voltou ao túmulo com Pedro e João e depois encontrou-se com Jesus. João e também Lucas 24:12 dizem que Pedro correu para o túmulo. Para finalizar esta parte Marcos 16:9-11.
Agora a história passa para o fim da noite de domingo, perto do sol sair, outro grupo de mulheres também vão ao túmulo, Note que tanto Marcos como Lucas não mencionam o nome das mulheres que foram ao nascer do Sol, por isso que Maria Madalena e a outra Maria não podem ser incluídas neste grupo, haviam várias outras mulheres que acompanhavam os discípulos, entre elas Joana e Salomé... Maria Madalena e Maria mãe de Tiago (esta Maria pode ser a mãe de Jesus, Jesus tinha um irmão Tiago, Mateus 13:55, pense: onde estaria Maria, mãe de Jesus senão preocupada com o corpo de Jesus, seu filho?) Lembre-se, as Maria foram ao túmulo no findar do Sábado conforme Mateus 28:1.
Lucas 24:1-4/ Marcos 16: 2-5 e os versos seguintes relatam os fatos destas outras mulheres que chegaram ao túmulo perto de sair o Sol, tiveram contato com dois anjos que lhe disseram que Jesus havia ressuscitado, ao saírem elas do túmulo encontraram Jesus e abraçaram e beijaram ele, e o adoraram. Mateus 28:5-7, Lucas 24:5-8 e Marcos 16:6 e7, depois Mateus 28:8-10.
Para finalizar a história Lucas 24:9-11 todas as mulheres depois que voltaram do túmulo foram encontrar-se com os discípulos, cada grupo na sua ordem cronológica dos fatos acima, porém suas palavras lhe pareciam delírios, e não acreditavam nelas.
Os fatos bíblicos depois destes acima, já eram no domingo de dia, e ai não tem mais relevância para este estudo, pois cada evangelho conta fatos diferentes e que ocorreram dentro dos 40 dias que Jesus esteve aqui na Terra.
Não sei se você vai entender a história de cara, na primeira lida, o bom é você ter 4 Bíblias, uma em cada evangelho, Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24 e João 20, fica mais fácil de entender a história lida na seqüência sem ter que procurar os outros versos na mesma Bíblia, leia quantas vezes você quiser a ordem que coloquei acima, e depois me diz se tenho razão ou não, se a Bíblia é perfeita ou tem contradição? Alguns detalhes só para elucidar a história:
Marcos 16:1 não está no contexto de 16:2, os versos não são seqüência cronológicas, Marcos 16:1 acontece depois do Sábado cerimonial 15 de nisã, ou Sábado festivo dos pães asmos. Este Sábado festivo 15, ocorre sempre depois da preparação pascoal dia 14, a festa da páscoa, dia em que Jesus morreu e foi sepultado. Depois que passou este Sábado festivo 15, começou o dia 16, dia das primícias, neste dia as mulheres compraram e prepararam os aromas e depois descansaram no Sábado 7º dia da semana, o 4º mandamento, Lucas 23:56. Isso está detalhado na postagem acima citada por que Jesus não morreu sexta-feira, estude.
Não há contradição na quantia de anjos, em um texto fala que é um, noutro fala que é dois, se você prestar atenção na seqüência da história narrada, veras que tem um anjo sentado a direita de onde Jesus tinha sido colocado no túmulo e o outro na direção oposta, ou seja, um na cabeceira e o outro aos pés, Um evangelho se refere somente ao que falou o da direita, já o outro evangelho destaca que as mulheres viram os dois, mais somente um que falou.
Alguns usam o texto de Marcos 16:9 para dizer que o verso afirma que Jesus ressuscitou no domingo, porém isso é mentira, no texto original não há pontuação, no caso a vírgula, o Padre João Ferreira de Almeida que pontuou ao seu gosto e entendimento os textos, na frase do verso 9 há duas orações, ou dois acontecimentos distintos separados por dois verbos, ressuscitar e aparecer. novamente isso está explicado na postagem acima citada de porque Jesus não morreu sexta-feira, resumidamente a vírgula está fora de lugar, tem que ser depois de ressuscitado, ficando assim: Havendo Jesus ressuscitado, (tempo não determinado) na manhã do primeiro dia da semana ele apareceu a Maria Madalena... esse fato João 20:1-18 confirma, era escuro de manhã cedo quando Jesus apareceu a Maria Madalena, Já dizer que Jesus ressuscitou na manhã de domingo dá enormes conflitos bíblicos principalmente com Mateus 28:1.
Para finalizar, há um grande erro de pronúncia hoje de o que quer dizer na Bíblia manhã ou amanhecer, Por causa da mudança que as tradições católicas fizeram nos tempos, mudando o começo do dia novo para meia-noite, o dia de 24 h ficou tendo 4 períodos de tempo ao invés de dois como a Bíblia ensina, segundo a Bíblia um dia inteiro de 24 h tem um período escuro e um claro, na bíblia estes períodos são chamados de manhã e tarde ou tarde e manhã dependendo do texto, Já com a mudança católica, o dia inteiro d 24 h tem um período escuro da manhã (ou madrugada) e um período claro também chamado de manhã (até o meio-dia) e tem um período claro chamado tarde e outro escuro também chamado tarde até a meia-noite, isso trouxe um problema para quem estuda a Bíblia hoje com essa ideia mudada dos tempos, afinal, o período que a bíblia chama de tarde é escuro ou claro? e a Manhã? Afinal das contas segundo a tradição hoje, tanto a tarde como a manhã tem parte escura e clara. Segundo a bíblia o nome tarde significa por do Sol e manhã significa nascer do Sol, Alguns estudiosos do passado com base bíblica, resumiram que a tarde é o período final de 12 h claras, e que manhã é o período final de 12 h escuras, isso declara que a parte clara é chamada de tarde sendo que o final deste período é ao por do Sol, já a manhã é a parte escura tendo o final com o nascer do Sol. Outros porém dizem ao contrário e segue as discussões.
Agora veja, segundo a bíblia, o cordeiro pascoal era morto no dia 14, a tarde, e comido no crepúsculo da tarde, ou final da tarde conhecido como por do Sol. Jesus o cordeiro de Deus cumpriu estes requisitos festivos, ele morreu 3 horas da tarde ou 3 horas da parte clara do dia e foi sepultado as pressas no por do Sol, "foi comido pela terra", bem, vou fazer uma pergunta meio que sem necessidade mais 3 horas da tarde é claro ou escuro? Será que eu posso afirmar que o período tarde da Bíblia é escuro?
Para que tudo isso? Algumas traduções  de Mateus 28 :1 e outros textos relacionados com o assunto, diz que no findar do Sábado ao amanhecer o 1º dia... alguns dizem que este amanhecer é o mesmo que o nascer do Sol, porém será que o autor estivesse se referindo ao nascer do Sol aqui, falaria ao findar do Sábado (por do Sol) ao amanhecer do 1º dia... isso teria 12 horas de intervalo, ele deveria escrever somente ao findar o Sábado ou somente ao amanhecer o 1º dia, não achas?
Não vou dar aula de português aqui, mais a palavra amanhecer aqui aparece como um verbo Como verbo, o dicionário de Wester define a palavra amanhecer: "começar a aparecer, desenvolver, dar promessa, primeira aparência, princípio...", portanto amanhecer aqui significa que o 1º dia estava começando, estava no princípio. O começo do 1º dia ou do domingo, se dá biblicamente ao por do Sol de Sábado para domingo, exatamente o que Mateus se referia, existem outros casos que acontecem a mesma coisa nestas outras traduções de outros versos, por exemplo Lucas 23:54, Na tradução Almeida revista e atualizada, o texto diz: Era o dia da preparação, e começava o Sábado; o mesmo verso na tradução fiel e corrigida diz: E era o dia da preparação, e amanhecia o Sábado. Percebe? Não Há dúvidas que Mateus sabia que o dia mudava ao por do Sol, e que o amanhecer de um outro dia era a mesma coisa que o começo ou ao entrar de um novo dia, não há a mínima lógica de Mateus enfatizar o por do Sol de Sábado e associar com 12 h depois como se fosse seqüência, é lógico que ele estava dizendo que ao por do Sol de Sábado começava o domingo, o mesmo que Lucas 24:54 nas duas traduções acima provou, neste momento exato as Maria foram ao túmulo e já estava vazio, Jesus saiu do túmulo exatos 3 dias e 3 noites após ter sido colocado ali, Mateus 12:40, no momento final do dia da preparação pascoal, dia 14, ao por do Sol, ele foi sepultado, no momento final do Sábado 7º dia da Semana, ao por do Sol ele ressuscitou. dizer que Jesus ressuscitou no domingo, ou pior que foi perto do nascer do Sol de domingo, é uma blasfêmia, é falso testemunho, uma mentira, quebra do 9º mandamento, quem quebra um é culpado de todos.

A Bíblia é perfeita, não há contradições, homens influenciados por Satanás que distorcem as Escrituras para própria perdição, 2 Pedro 3:16, Não aceite qual quer coisa que dizem por ai, por teólogos, Pastores ou doutores em teologia, eles seguem as normas e regras de igrejas que só querem lucros financeiros, preocupação com a verdade Bíblica e a salvação dos humildes? Nenhuma. Pesquise, busque, estude, encontre a verdade, pois ela o libertará, Amém. 

5 comentários:

  1. eu fiz um resumo esta semna tambem dos 4 evangelhos vou ver o seu agora e depois me comunico parabens ja de inicio gostei muito. amem paz do senhor.

    ResponderExcluir
  2. Jesus deu o sinal para os judeos: assim como o Jonas ficou 3 dias e 3 noites na barriga do peixe , Jesus ficou 3 dias e tres noites também- completos!
    Ele veio trazer o novo concerto mencionado no VT. Acredito que ao findar ( com o por do sol - no 3* dia e imediatamente ao nascer de um novo dia- claro sem sol, mas não escuro sem luz( sem o sol ainda temos luz por uma hora ou mais - sendo primavera no hemisfério norte- mais luz na noite sem sol. ) nessa transição Jesus ressuscitou cumprindo 3 dias e 3 noites). Um novo começo - nova Aliança. Isso faz com que seja no domingo biblico ( claro dia, mas após o por do sol) assim creio sem qqr contradição. Estudando a Bíblia através da Bíblia! Ela é a Palavra do Deus vivo.
    Outra coisa tbm é q as mulheres não quebraram o descanso do Sábado ( 7) . Elas só puderam sair depois do por do sol para comprar , preparar, levar os perfurmes. Na transição do dia 7 ao 1 houve um terremoto com certeza pequeno que moveu a pedra , assim Jesus sai vivo ao completar o sinal de Jonas dado por Ele mesmo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!só gostaria de lhe perguntar em que momento exato foi que as mulheres compraram e prepararam os perfumes? lucas 23:56 diz que elas voltaram e prepararam os aromas e descansaram conforme o mandamento. Já marcos 16:1 diz que passando o Sábado as mulheres foram comprar os aromas. e ai? foi antes ou depois do sábado?

      Excluir
  3. Totalmente distorcido e alheio à verdade bíblica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo. qual detalhe ou verso esta distorcido ou alheio a verdade biblica? me mostre na biblia por favor que eu lhe explico meu lado.

      Excluir