Tratutor

sábado, 28 de maio de 2016

DÍZIMO, ISSO FOI UMA LEI PARA OS ISRAELITAS OU OS CRENTES DE HOJE TEM QUE SEGUIR ESTA LEI?

DÍZIMO, ISSO FOI UMA LEI PARA OS ISRAELITAS OU OS CRENTES DE HOJE TEM QUE SEGUIR ESTA LEI?
O tema deste estudo com certeza a maioria das religiões estão de acordo, para não dizer todas. Aqui vamos falar sobre o dízimo, esta prática usada pelas igrejas atuais tem respaldo Bíblico? Afinal o dízimo é coisa do velho testamento e o Santuário ou na igreja do novo testamento Jesus ou os discípulos também tinham esta prática? Outros pontos que vamos estudar aqui é para qual finalidade Deus destinou os dízimos e se hoje em dia existe esta mesma finalidade, se os dízimos ainda são obrigatórios ou necessários hoje, será que estão sendo usados corretamente pelas igrejas? Em fim, vamos pesquisar na Bíblia estas e outras perguntas sobre este assunto interessante, e também vamos falar sobre as ofertas.
Primeiramente, algum mal informado pode perguntar se a Bíblia fala de dízimo e se especifica quanto é o dízimo; No velho testamento há vários relatos de pessoas que davam ou como gostam de dizer os pastores, devolviam o dízimo. O primeiro relato registrado na Bíblia é sobre Abraão, Gênesis 14, onde após voltar de uma guerra, veio ao seu encontro Melquisedeque, Sacerdote do Altíssimo, e abençoou Abraão, então Abraão deu a Melquisedeque o dízimo.
Alguns podem dizer com base neste texto, para rebater alguém que disser que o dízimo foi criado por Deus como herança para tribo de Levi, mais de 500 anos depois de Abraão, dirão que bem antes de Israel virar dose tribos, ir para o Egito ser escravo, ter aquela libertação milagrosa, vaguear 40 anos no deserto e na divisão de Canaã os Levitas não receberam terras, sua herança foi designada por Deus, os dízimos das outras tribos, bem antes disso, Abraão e também Jacó, Gênesis 28:22, devolveram o dízimo. Porém devemos lembrar que segundo os estudiosos Moisés que escreveu o livro de Gênesis, e foi o mesmo Moisés, orientado por Deus, que escreveu todas as leis e ritos para o povo Judeu ou para os Israelitas, ninguém sabe ou pode afirmar quando que foi escrito o Pentateuco, e que ordem os livros foram escritos, teoricamente podem dizer que foi o Gênesis, alguns dizem que foi enquanto Moisés estava em Midiã, antes de ir ao Egito libertar o povo, isso é mera teoria, suposição, não tem como provar esta teoria, e se Moisés ao escrever o livro de Gênesis já tinha o conhecimento ou escrito os livros da lei? Assim a lei dos dízimos já era conhecida de Moisés que era Israelita, e escreveu a história de Abraão, Pai dos Israelitas, portanto a lei do dízimo também se aplicaria a Abraão e seus descendentes? (só para esclarecer, Hebreus, Israelitas e Judeus, são o mesmo povo, ou descendentes de um mesmo povo, somente são chamados diferentes em épocas diferentes na Bíblia, A partir de Abraão Hebreus, a partir de Jacó Israelitas e a partir da divisão das tribos, ficou sendo os Israelitas e os judeus).
Um exemplo bem fácil de entender isso, é a lei dos animais limpos e imundos, Somente em Levitico 11 que existe esta lei discriminando qual animal é limpo e qual é imundo; Como que então, na história do dilúvio, Muito antes do próprio Abraão, Deus mandou Noé levar na arca sete pares dos animais limpos e apenas um par dos imundos? percebe? Se Deus criou os animais no 5º e 6º dia e disse muito bom, como que agora tinha animal limpo e animal imundo? Pior ainda se somente após o dilúvio Deus "liberou" os animais para serem comidos, ou servirem de alimento para os humanos? Até este registro Bíblico, não há nenhum vestígio Bíblico que os homens haviam mudado sua alimentação dada por Deus no Éden? Entende por que digo que é bem provável que quando Moisés escreveu o livro de Gênesis ele já tinha recebido as instruções das leis judaicas por Deus?
Uma coisa é certa, Deus vigorou a lei do dízimo após a conquista de Canaã, quando a terra foi dividida entre as tribos de Israel, a tribo de Levi ficou com a obrigação de cuidar dos serviços do Tabernáculo, como "pagamento" recebiam o dízimo das outras tribos, já que eles próprios não ganharam herança de terras em Canaã. Números 18:20 em diante explica isso e as regras para o dízimo, não há a menor dúvida que Deus ordenou os Israelitas a darem o dízimo aos levitas, estes ministravam os rituais que não eram poucos, referentes ao Tabernáculo.
Quanto é o dízimo? Eu confesso que não achei na Bíblia a especificação de quantia do dízimo, porém dizem que a palavra dízimo vem de dez, ou décima, se assim for verdade, o dízimo equivale a décima parte de algo, isso é aceito por todos que eu saiba.
Bem, agora o assunto chega ao ponto mais interessante, será que no novo testamento, após a morte de Jesus que veio cumprir uma série de ritos e leis Judaicas, a lei do dízimo continuou valendo ou sendo cumprida pelos seguidores de Jesus? Hoje em dia há uma serie de divisões de igrejas principalmente sobre o que foi "abolido" na cruz e o que não foi; existe igrejas para todos os gostos, igrejas que seguem 1, 5,10 ou 20 "leis " do velho testamento e outras leis não segue, outras igrejas, variam as leis que seguem diferentes das outras igrejas, algumas não seguem nada do velho testamento, em fim, é uma salada de doutrinas e divisões que ninguém sabe dizer qual está certa ou mais certa, como eu disse, é igreja para todo gosto. Interessante que não há um manual dizendo tal lei foi abolida, era só para os judeus, homens que decidem seguir tal coisa e outra não, e cria sua igreja, se alguém discorda, cria outra igreja, tudo da mesma Bíblia.
E agora? O que vale do velho testamento e o que não vale? Vale tudo ou não vale nada? O engraçado que sobre nosso assunto dos Dízimos, 99,9% (pra não dizer 100%) acham que o dízimo ainda vale, está em pleno vigor, ainda citam Malaquias 3 para dizer que quem não dá o dízimo está roubando a Deus. Outros ainda vão mais longe, usam Êxodo 23:15 (que está se referindo as três festas anuais dos Israelitas que foram abolidas na cruz) para dizerem que ninguém hoje em dia deve comparecer perante Deus (igreja) de mãos vazias; com isso promovem recolhimento de dinheiro todos os cultos da igreja e não são poucos na semana.
Bom, se todos dizem que o dízimo está em vigor hoje em dia, (até a igreja católica, hoje tem até a missa para os dizimistas) no novo testamento deve estar cheio de referências sobre o dízimo, exemplos dos discípulos dando ou recebendo o dízimo e tudo mais,       (interessante que sobre o Sábado 7º dia da semana que tem várias referencias no novo testamento, Jesus observando, os discípulos, Paulo...Hebreus 4, a maioria das igrejas diz que foi abolido na cruz que é coisa de Judeu) sobre o dízimo então que todos aprovam deve estar cheio de referencia, não achas lógico? Porém só há 4 referencia a dízimo no novo testamento, Mateus 23:23 e Lucas 11:42 a mesma referencia, Jesus chamando os escribas e fariseus de hipócritas, seguiam a lei do dízimo ao pé da letra e se esqueciam do amor e da justiça. Lucas 18:12 novamente um fariseu orgulhoso e hipócrita, orando  e se gloriando que jejuava e dava o dízimo, porém ele fazia o mínimo, pois era judeu e os judeus tinham que dar o dízimo e jejuar. E por fim, o último texto, Hebreus 7, Aqui o assunto nem é sobre dízimo, é sobre sacerdócio, o de Jesus que vinha de Melquisedeque, Já que o assunto  era sobre o sacerdócio de Melquisedeque,  apenas lembraram que Abraão deu o dízimo a ele, fato ocorrido muito tempo atras. Ainda esclarece no verso 9 que o dízimo foi de Abraão até Levi, (enquanto existisse o sacerdócio da tribo de Levi) e o assunto nada tem haver se o dízimo é relevante, mais o sacerdócio de Jesus que importa e é explicado no texto.
Por que no novo testamento não há nenhuma referencia para dar o dízimo? Por que não há nenhum relato dos discípulos dando ou recebendo dízimos? Será que na igreja fundada por Jesus não tinha mais esta história de Dízimo? Vamos ver na Bíblia como era a igreja dos Apóstolos de Jesus em relação a dinheiro e ver se as igrejas atuais estão seguindo o exemplo bíblico da igreja de cristo na Terra.
Existe histórias interessantes na Bíblia sobre igreja e dinheiro, uma delas é a de Ananias e Safira, Atos 5. Se você ler sem saber o contexto da história e de que acontecia entre os seguidores de Jesus daquela época, você vai dizer que foi um absurdo o que aconteceu com este casal, afinal o que teve de errado vender um terreno e dar uma parte para a "igreja"? Por que isso acarretou a morte deles? Para entender melhor o por que que eles morreram, devemos saber como que era o costume dos crentes em relação ao dinheiro, Atos 2:45 explica que os crentes vendiam suas propriedades e repartiam por todos os crentes, conforme a necessidade das pessoas, viviam em comunhão e tudo era de todos em igualdade. Atos 6:1 revela mais ainda, os bens comuns eram divididos e distribuídos para suprir as necessidades principalmente dos mais pobres, as viúvas e os órfãos, você percebe como as igrejas de hoje seguem o exemplo da época dos apóstolos? Hoje é totalmente ao contrário, as viúvas e os órfãos que ganham um salário mínimo do governo, tem que contribuir com dízimos e ofertas para a igreja, com a pressão psicológica que se não fizerem estão roubando a Deus, é uma luta as igrejas ajudarem os podres necessitados da própria igreja, para isso acontecer os irmãos que tem que dar uma oferta por fora, porque o dízimo e as ofertas são da igreja e ninguém pode mexer.
No caso de Ananias e Safira, Atos 4:32-37 fala que tudo era em comum entre os crentes, eles vendiam suas propriedades e depositavam o valor aos pés dos discípulos, que repartiam entre os menos favorecidos, por isso que não havia necessitados entre eles pois tudo era de todos. Certo crente, Barnabé, vendeu um campo e trouxe o valor e depositou aos pés dos discípulos, na sequencia vem a história de Ananias e Safira, com ciúmes ou para não perder para Barnabé, também venderam uma propriedade, porém eram mãos fechadas, egoístas, e hipócritas, retiveram uma parte do dinheiro para si, e fazendo de conta que também estavam dando o valor total da propriedade aos crentes, entregaram aos discípulos. Traduzindo, era só para aparecer, não era de coração, como Deus ama quem dá com alegria, e para exemplo que a mentira, a hipocrisia e a avareza é pecado, Pedro iluminado pelo Espírito Santo de Deus, percebeu a mentira e após Pedro dizer que Ananias mentiu para Deus, Ananias caiu morto. Em seguida ocorreu o mesmo com sua mulher que chegara e também mentiu. Entendeu? O problema não foi dar ou não dar o valor total, o problema foi a hipocrisia, a mentira, o egoísmo, o querer aparecer.
Podemos ver por estes versos citados que não existe sistema de dízimos na igreja primitiva, não há um verso, um fato sequer, que informe alguém dando ou recebendo dízimos. O que se fazia entre os crentes era doações de dinheiro, e era tudo para o benefício dos crentes, para suprir as necessidades da comunidade cristã. A igualdade entre os crentes era o fundamental objetivo comum, não existia ricos e pobres, quem tinha mais dava para quem tinha menos e ambos eram felizes, e a mensagem de Jesus prosperava e avançava.
Então agora vamos falar das ofertas voluntárias, sim, voluntárias. Ninguém  era obrigado a vender suas propriedades e dar para a "igreja", as pessoas davam por amor a causa, por desapego as coisas deste mundo e para o bem comum entre todos os crentes, eles se amavam e quem ama não quer ver seu irmão passando necessidade. Existia este modo de doação de dinheiro, mais será que tinha o sistema usado hoje de todas as reuniões, cultos etc... ter o recolhimento de ofertas? Passa a sacolinha, como alguns dizem rindo? 1 Coríntios 16:1-3 Paulo dá instruções referente a coleta de Dinheiro entre os crentes, havia igrejas ou comunidades cristãs mais ricas que outras, uma das mais pobres era a igreja de Jerusalém, era comum os crentes ajuntar um oferta e mandar pelos viajantes designados, esta oferta para as comunidades mais carentes, Porém Paulo exortou que os irmãos deveriam separar e guardar a oferta em casa, Para que no dia que ele chegasse não se realizasse coletas. Não era costume das igrejas recolherem dinheiro nos cultos, os irmãos deviam separar e guardar em casa as ofertas, no dia marcado, homens recomendados por carta, recolhiam este dinheiro e transportavam para comunidade selecionada, não há um verso sequer na Bíblia que mostre que durante as reuniões dos crentes havia o momento de recolher ofertas, muito menos dízimos.
Ficou claro na Bíblia como se deve usar o dinheiro nas igrejas, porém hoje em dia, é totalmente contrário a maneira que as igrejas procedem em relação ao dinheiro, As igrejas estão baseadas e fundamentadas apenas no velho testamento, no tipo de ritos que Deus criou para a tribo de Levi, os Pastores de hoje se auto denominaram os sacerdotes e ministros modernos de Deus, e usam os mesmos benefícios que os antigos sacerdotes tinham, os dízimos e as ofertas. Se eles dissessem que seguem as tradições judaicas e as leis Judaicas, até que estariam certos, mais eles dizem que tudo do tempo judaico foi abolido, (tudo menos o dinheiro) mais dizer que seguem Jesus, ou que tem o modelo da igreja fundada por Jesus e seus discípulos, é uma vergonha. Em Marcos 6:8 Jesus envia seus discípulos de dois em dois para pregar o evangelho, e diz que não era para levar dinheiro ou pão, nem bolsa, apenas um bordão, sandálias nos pés e uma túnica. Se fossem recebidos em uma casa, deveriam ficar ali até completar a obra naquele lugar, se não fossem recebidos, sacudissem o pó e seguiam adiante. Paulo que foi o maior evangelista global, jamais recebeu um centavo como mensageiro de Deus, em 1 Coríntios 9, Paulo se defende de acusações dizendo que ele tinha direito de ser sustentado pelos bens materiais dos crentes, porém preferia morrer do que ganhar para pregar o evangelho. Você está vendo semelhança entre as igrejas atuais e a igreja de Jesus? Hoje em dia podemos seguramente chamar as igrejas de empresas, elas agem iguais as empresas que só visam lucros, as igrejas tem presidentes, secretários, tesoureiros, há uma hierarquia dentro dos cargos da empresa igreja, quanto mais estudo ou experiência, maior é o posto e maior é o salário. Um Pastor iniciante, ganha bem pouco até, em vista que ele tem "faculdade", é verdade que ganha benefícios como o aluguel, gasolina etc..., porém para subir de posto, não é pelo seu conhecimento de Bíblia, oratória ou consagração, o que mede se ele é um bom pastor é a capacidade dele de conseguir novos crentes, o pastor tem por ano, um alvo de batismo, e vale tudo para alcançar este alvo. Certa vez uma pessoa me contou que estava conversando com um estudante para pastor, a conversa era sobre as condições atuais do mundo que mostra que Jesus está quase voltando, a pessoa disse que acreditava que Jesus voltaria dentro de uns 5 anos, neste ponto o rapaz cortou a pessoa e disse que Jesus não podia voltar tão rápido, ele queria se formar, começar a trabalhar e crescer financeiramente, se Jesus voltasse tão rápido, não daria tempo dele realizar seus sonhos, e estaria estudando em vão. Percebe o objetivo deste futuro pastor? A preocupação dele era o emprego e não que Jesus voltasse para dar fim ao pecado e sofrimento, a preocupação dele era ele, não os milhões de sofredores mundo a fora, resultado de um mundo cheio de pecado.
Não há diferença entre os políticos e os pastores, ambos estão preocupados com seu bem estar, se seu salário vai aumentar, se vai ter mais prestígio, se vai subir de posição, um pensador certa vez disse: A gravata é o símbolo da corrupção. Hoje nas notícias é uma vergonha o que os políticos fazem, se dizem preocupados com o povo, dizem que estão buscando o melhor para o povo, prometem um monte de coisa, eles tem soluções para tudo, porém só vemos eles buscando seus próprios interesses, e para isso vale tudo, hipocrisia, mentira, roubo, fraudes, corrupção,etc... só iludem o povo e o povo que parece cego, ainda briga defendendo tal político. Os pastores é a mesma coisa, dizem que querem o melhor para os irmãos, que estão buscando ajudar na salvação das pessoas, que fazem tudo por amor a causa de Jesus, tudo hipocrisia, se fosse verdade não estariam desfilando em carrões, as casa que ganham para morar de aluguel, não é qual quer casinha, acusam, mentem, distorcem os fatos para tapar o "sol com a peneira" quando enfrentam problemas com irmãos, criticam as outras igrejas para conquistar as pessoas para sua igreja, e muito mais. O principal objetivo das igrejas e de seu principal empregado, o pastor, é arrecadar dinheiro, alguns prometem mundo e fundos, curas, milagres, prosperidade, outros assuntam as pessoas com o inferno, com a exclusão das igrejas e tudo mais. Certa vez eu estava num evento realizado por uma determinada igreja, era um evento top de linha, carro de som convidando as pessoas, o local mais caro e chique da cidade, cantores especiais para ocasião e um pastor fulano de tal.
O clube estava cheio para o magnífico evento, depois de mais de uma hora de cânticos do tal quarteto, começa a pregação o Pastor. Depois de contar um monte de piadas e casos, começa a criticar as outras igrejas, começa a chamar as pessoas de Saracura (nome de uma ave) pois essas pessoas das outras religiões só estavam preocupadas buscando milagres de cura, a igreja prometia sara e cura estas pessoas, sara e cura, ou saracura, como ele debochava das pessoas, dizia que as pessoas não enxergavam que estas igrejas só queriam o dinheiro delas, pois sara e cura era tudo mentira, em outros casos era o diabo que curava. Depois de meia hora debochando e ridicularizando as pessoas trouxas, que davam dinheiro para estas igrejas, convidou as visitas para irem na frente, fez um "apelo" para tentar convencer alguém, alguns se levantaram e foram lá na frente, e ai o pastor me envergonhou com a seguinte frase: Amanhã vocês vem de novo assistir o final da programação (era um fim de semana, sexta, sábado e domingo) e tragam dinheiro, pois este evento tem despesas e amanhã será dada a oportunidade de vocês contribuírem para ajudar nas despesas.
O negócio não era comigo, mais eu fiquei com tanta vergonha, após esculachar as igrejas que queriam o dinheiro das pessoas, dizer aquilo? Eu fiquei pensando: Se as outras igrejas faziam aquilo e eram saracuras, (uma ave limpa) que tipo de ave a igreja dele era? Um Urubu (ave imunda)? Sim, pois não curava e não sarava ninguém mais o dinheiro queria!!! Que absurdo e cara de pau.
Não sei o que você esta achando de tudo isso, não sei se você é de uma igreja ou não, mais isso não importa, você é livre para decidir o que fazer de sua vida e principalmente do seu dinheiro. O que eu quero que você pense e tome cuidado é com homens que em "nome de Deus" dizem absurdos, em "nome de Deus" exploram as pessoas com chantagens emocionais e psicológicas, tão roubando a Deus, são egoístas, estão agarradas aos bens materiais, etc... Na Bíblia não há nada exigindo ou dizendo que hoje em dia temos que dar dízimos para as igrejas, muito menos dizendo que a maneira que as igrejas administram os dízimos e ofertas está correta. vimos na Bíblia que dízimo foi instituído por Deus aos Judeus e seus ritos do santuário, era a herança dos Levitas. Interessante que muitas igrejas dizem que as leis judaicas foram tudo abolidas na cruz, mais a lei dos dízimos, por que é de interesse deles, está lei está em vigor hoje.
Conheço pessoas idosas que ganham um salário mínimo que nem chega para sua sobrevivência, água, luz, comida e principalmente remédios, mais o dízimo eles dão sem faltar um centavo, capaz que vão roubar a Deus, pensam assim por que sofrem uma lavagem cerebral nas igrejas, e por falta de conhecimento ou iludidos por promessas de prosperidade e benção, cumprem a risca o que os pastores treinados dizem.
Vamos ter muitas surpresas quando Deus revelar no final o julgamento das coisas, não adianta dizer que fazem em "nome de Deus", no passado prendiam, torturavam, matavam em "nome de Deus", hoje se explora financeiramente as pessoas tudo em "nome de Deus", quando Jesus voltar muitos felizes dirão que curaram, expulsaram demônios, fizeram milagres e prodígios em nome de Jesus, Jesus porém os rejeitará, dizendo que não os conhece. Muitos dirão que criaram igrejas para ajudar as pessoas, para pregarem o evangelho, para salvarem as pessoas, defensores da verdade, Jesus os vomitará da sua boca. Para estes pastores existem vários versos Bíblicos de repreensão e reprovação, Mateus 15:14, para aqueles que seguem tradições de homens, Jesus diz para nós os deixar, são guias cegos, um cego guiando cego, ambos cairão no buraco. Ezequiel 34 é muito forte a repreensão contra os pastores do povo de Deus, Judas 1:8-12, 2 Pedro 2, 2 Timóteo 4:2-4, em fim, poderia citar aqui um monte de versos condenando os pastores que só visão seus próprios interesses ou de suas organizações, Só existe um verdadeiro Pastor, o bom Pastor, Jesus, João 10:11. Jesus deu sua vida por suas ovelhas, será que hoje em dia os pastores que existem por aí, nem digo dar a vida por um membro, mais se privaria de algum bem ou privilégio por amor aos seus irmãos?
É muito fácil pegar um verso aqui outro ali, e dizer que tal coisa Deus quer que façamos, existem pessoas peritas em manusear a Bíblia para achar desculpas para defender seus interesses, Mas a verdade Bíblica é uma só, então por que existem milhares de igrejas diferentes que dizem ter a verdade e conhecimento do que Deus quer ou não quer?
Quando ouvirem por ai pessoas dizendo que estamos dando pra Deus, estamos fazendo pra Deus, não se iluda, estão fazendo para uma organização empresarial chamada de igreja, que por cima desta desculpa até são livres de impostos, Jesus não designou ninguém para cuidar de seu dinheiro, aliás, Deus não precisa de dinheiro, afinal tudo é dele. Você realmente quer fazer algo pra Deus de Verdade? Mateus 25:31-46 dá a resposta clara:
31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
 Percebeu o que é fazer algo para Deus? É ajudar ao próximo, e só ajuda o próximo quem ama a Deus. Deus não olhará para que igreja você pertencia, ou a quantia de dinheiro que você deu para a igreja, isso só beneficia a igreja empresa, Deus olhará e pesará o que você fez pelo semelhante, quanto tempo, dinheiro ou qualquer coisa sua, você abriu mão para atender alguém que sofria, que precisava. Era assim que a igreja primitiva dos Apóstolos agia, cuidava dos doentes, dava alimento aos pobres, cobria o nu, eram todos iguais, tudo era de todos e o principal objetivo era a igualdade e amor, tudo por amor a Jesus.
É difícil achar hoje em dia uma igreja com as características da igreja do novo testamento, como a Bíblia mesmo revela, o dinheiro é a raiz de todos os males. A ganância, o estatus, o conforto, os bens falam mais alto numa sociedade capitalista e cobiçosa, as pessoas passam por cima das outras para conseguir ser melhor. Nas igrejas não é diferente, brigam por cargos, inventam fofocas para desmoralizar alguém que está em evidência, fazem "panelinhas" e grupinhos que não se dão com outro grupinho, é igual a política. Como eu disse tem igrejas pra todos os gostos, igrejas luxuosas, confortáveis, destaques na cidade, já outras simples, sem nenhum atrativo aparente, há pastores que expõem carrões, vivem bem vestidos, frequentam restaurantes finos etc..., Já outros pastores vivem nos fundos da igreja, quando tem um carrinho é caindo os pedaços. Tem igrejas que até tem canais de televisão e rádio, fazem belíssimos programas, cantores excelentes, aparentemente tudo para honrar a Deus, mais por de traz, pedem dinheiro, oferecem inúmeros artigos, livros, cds, etc... fica evidente o objetivo final de tudo isso, o lucro empresarial. Hoje as igrejas são mais ricas que a maioria das empresas normais, tem líderes de igrejas que são milionários, alguns tem até contas no exterior. Será que uma pessoa de "Deus" precisa ter tanto dinheiro acumulado enquanto quem sabe um irmão ou um vizinho está passando por necessidade?

Ainda bem que não sou eu que vou julgar, Deus que tudo sabe e que tudo vê, dará o resultado final em breve. Existem pessoas sinceras dentro de todas as igrejas do mundo, como existem aproveitadores também, da mesma forma fora destas igrejas também existem milhares ou milhões de pessoas que serão salvas, sem nunca terem pisado o pé dentro de uma igreja. O objetivo deste estudo não é julgar quem está salvo ou perdido, alias isso só compete a Deus, o objetivo é fazer você refletir de como você está com Deus, e não com a igreja. Sua preocupação deve ser fazer a vontade de Deus e não da igreja que diz que fala em "nome de Deus", algumas pessoas são tão iludidas pelas igrejas que acham que estar dentro de uma ou pertencer a uma igreja estão salvas, outras se livram do compromisso de ajudar os necessitados dando o dízimo e ofertas para igreja, a igreja que ajude pois eu dei dinheiro para ela. Outros acham que podem comprar o favor de Deus dando dinheiro, já falei que Deus é dono de tudo e não precisa de dinheiro. Lembre-se de Mateus 25:31-46, isso que Deus requer de você, a salvação é de graça, basta crer em Jesus e guardar seus mandamentos, quais? Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a você mesmo. Que Deus o ajude a entender este assunto de dinheiro e que você não fique iludido com o que as igrejas de hoje dizem para conseguir o que elas querem, dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário