Tratutor

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O DOM DE LÍNGUAS, ESTRANHAS OU ESTRANGEIRAS?

O DOM DE LÍNGUAS, ESTRANHAS OU ESTRANGEIRAS?
Hoje o estudo é sobre este assunto claro porém delicado, Digo delicado pois na maioria das igrejas protestantes o dom de línguas é amplamente buscado como prova de estarem com o Espírito Santo, mais nem sempre o que parece é. Vamos através da Bíblia ver o que é o dom de línguas e se realmente estas línguas eram estranhas ou estrangeiras.
O estudo de hoje começa, é claro, no livro de Atos dos apóstolos, onde os discípulos movidos pelo Espírito Santo falaram em outras Línguas ou diferentes da que eles costumeiramente falavam, prestemos atenção nos textos da Bíblia e veremos que o assunto é muito claro.
Atos 2 começa relatando que os Discípulos estavam reunidos em oração, no dia da festa dos Pentecostes (6 do 3º mês Bíblico, Sivã) O próprio Jesus disse para eles aguardarem em Jerusalém pela descida do Espírito Santo, o qual os capacitaria para pregarem o evangelho; de repente veio do céu um som, como um vento impetuoso, e encheu a casa onde eles estavam, e apareceu línguas, como de fogo, distribuídas sobre eles e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar EM OUTRAS LÍNGUAS, conforme o Espírito os concedia.
Note que aqui é a primeira vez que o Falar em Línguas é mencionado, perceba que o texto claramente diz falar em outras línguas, isso mostra que esta língua era diferente da língua original dos discípulos, que eram hebreus, ou Judeus. Aqui não está falando se esta "nova língua" era estranha ou sem significado, muito menos que era uma linguagem extra terrestre, o texto diz que era outra língua, e o contexto a seguir esclarece o que era outra língua.
Naquela ocasião, estavam habitando em Jerusalém, homens vindo de TODAS AS NAÇÕES debaixo do céu, ou seja, estrangeiros em relação ao país de Israel; olhe a clareza do verso 6: "Quando, pois, se fez ouvir aquela voz (a "nova" língua falada pelos discípulos) afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto CADA UM OS OUVIA FALAR NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA." Poderíamos encerrar o assunto aqui, você quer mais claro que isso? Mais o texto continua esclarecendo mais ainda, as pessoas estrangeiras diziam admirada, não são Galileus (da região da Galiléia, Israel) os que estão falado? Como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna?
O texto não deixa a menor dúvida que os discípulos estavam falando na língua materna daqueles homens estrangeiros, e cada um escutava e entendia na sua própria língua, não era algo difícil de discernir ou tinha que ter alguém interpretando ou traduzindo, a grande admiração era exatamente essa, como que pessoas sem "cultura" meros pescadores da Galiléia, sabiam falar todos aqueles idiomas estrangeiros fluentemente? Os versos 9, 10 e 11, descrevem os diversos países que aqueles homens pertenciam, e ainda reforça que eles ouviam na própria língua deles as grandezas de Deus. Alguns quiseram difamar os discípulos dizendo que estavam Bêbados, porém Pedro disse que eles estavam cheios do Espírito Santo prometido, e no sermão a seguir, 3000 se converteram e foram batizados.
Até aqui não há a menor dúvida sobre o dom de Línguas, o Espírito Santo concede o dom de falar uma língua diferente da que você tem originalmente, mesmo sem você se quer ter estudado ou aprendido outra língua estrangeira. Assim como os discípulos, no caso se você é Brasileiro e fala o português, e de repente começar a falar espanhol, inglês, Alemão ou qual quer outra língua existente no mundo, é prova visível que você está sendo usado por algo sobrenatural, no caso o Espírito Santo, o que foge disso, é antibíblico e falsidade.
Mas os defensores da "língua estranha" não se dão por vencidos. Dizem que nas cartas de Paulo, prova que existe uma língua totalmente estranha ou desconhecida da humanidade, e que esta sim é a prova de estar cheio do Espírito, o texto mais usado é 1 Coríntios 14.
Se lermos apenas um verso separado do contexto, até podemos ter a ideia de existir uma língua oculta ou estranha aos homens, por exemplo o verso 2: "Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistério."Mesmo neste verso sozinho da de entender que Paulo está se referindo a uma língua estrangeira em relação aos ouvintes, note que a pessoa fala OUTRA língua, (se é outra é por que existe uma outra língua similar, parecida) Note que ninguém entende, senão Deus, (Deus conhece todas as línguas) em espírito fala mistérios, a pessoa que está falando no seu interior ou no seu pensamento ela sabe o que está dizendo, as palavras que saem de sua boca que são um mistério para os ouvintes.
Paulo está se dirigindo aos crentes de Corinto, Havia uma disputa de superioridade entre os membros, Paulo então escreve explicando algumas coisas, entre elas qual dom era melhor ou superior, se era o dom de línguas ou o dom de profetizar. Então dentro deste contexto, Paulo faz comparações entre estes dois dom, e enfatiza a superioridade do dom de profetizar. Paulo diz que quem profetiza, edifica aos homens, exortando e consolando; Já quem fala em línguas a si mesmo edifica, quem profetiza, edifica a igreja; Paulo não era contra quem tinha o dom de línguas, ele até diz que queria que todos tivessem este dom, porém muito mais que profetizassem. No entanto se alguém falasse em outra língua na igreja, deveria ter a interpretação, ou seja, a mensagem deveria ser traduzida para a língua dos ouvintes, para que eles pudessem entender e assim, serem edificados.
Aqui entra um argumento dos adeptos das línguas estranhas, sempre ou quase sempre, nas igrejas pentecostais, (acreditam no falar línguas estranhas) dois vão a frente, um fala um monte de coisas e sons sem sentido, ou sem lógica e entendimento, o outro é o seu interprete, traduz aqueles sons para a língua dos ouvintes, isso fica sendo uma dupla manifestação do Espírito Santo, segundo eles, pois um recebeu o dom de falar uma língua estranha e o outro de interpreta-la. Mais será que é isso que a Bíblia está dizendo? Continuamos os textos Bíblicos.
Paulo então faz uma pergunta, sobre o que os irmãos aproveitariam se ele falasse em outra língua, e dá exemplos de objetos que ao serem tocados, devem dar sons distintos, senão ninguém entenderá o sentido, do mesmo modo se a língua não falar coisas compreensíveis, seria o mesmo que falar ao ar. Paulo diz que no mundo há muitos tipos de sons, porém nenhum sem sentido, se alguém falar sem se preocupar com o significado das palavras, será estrangeiro para quem ouve. Olhe só o que Paulo diz, os estrangeiros falam línguas diferentes entre si, porém os dois sabem o que estão dizendo, no entanto um não entende o que o outro diz, pois são de nacionalidades diferentes, neste caso Paulo diz que precisa de um interprete que conhece ambas as línguas, e isso é a língua da ciência ou conhecimento através do estudo, que Paulo se refere e que ele próprio tinha.
O outro caso é o mesmo dos discípulos, que não tinham conhecimento (ciência) mais através do poder do Espírito Santo, falaram e entendiam línguas diferentes da original deles, Paulo diz para que fala outra língua, deve orar, pedindo o Espírito Santo poder, para poder ele mesmo interpretar, para que os ouvintes possam entender e serem edificados.
Para finalizar, Paulo acrescenta que quem ora em outra língua, de fato em seu espírito ou interior, esta orando, pois cada um sabe o que está pensando, mais os outros que só ouvem a voz, não são edificados, pois não estão entendendo o que o outro está dizendo na oração, como que a pessoa vai dizer amém (assim seja) se nem sabe o que o outro está dizendo? Não há frutos nisso, ou não há edificação. Paulo ainda esclarece de que tipos de língua ele está se referindo, Paulo diz que fala muito mais outras línguas além daquelas pessoas, (ele era culto, havia estudado muitos idiomas, inclusive tinha duas nacionalidades, Judia e Romana) e conclui: Prefiro falar na igreja 5 palavras com entendimento para instruir os outros do que 10000 palavras em outra língua.
Na sequencia, Paulo continua falando sobre o falar em outra língua ou em outro idioma dentro da igreja, No próprio verso 21, que está no livro de Isaías, Deus diz que falaria ao povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos. Note que em nenhum momento a Bíblia faz referencia a uma língua estranha ou inexistente aos homens, sempre esta se referindo a povos diferentes de línguas diferentes, agora olhe que interessante, muitos por ai nas igrejas, ficam entusiasmados quando os irmãos começam a falar em "línguas estranhas" porém Paulo diz que o falar em línguas é sinal para os não crentes, os incrédulos; para os crentes as profecias que são sinal. Ainda exemplifica, se todos da igreja se reunirem num local e começarem a falar em outras línguas (idiomas) e no caso de entrar um inculto (sem conhecimento em outro idioma) ou um incrédulo, não achariam que os membros estão loucos? Porém se estiverem profetizando e entrar o incrédulo, ele será convencido, adorará a Deus, testemunhando que Deus está no meio de vós. Viu só? A igreja é lugar para falar das profecias de Deus e não ficar falando em supostas línguas estranhas, mas como a mentira esta sempre enfiada no meio, uns usam este verso para fazerem nos cultos um tipo de show de adivinhações, e as pessoas ficam admiradas do profeta, ou do adivinho... oh! ele é enviado de Deus!!!
No caso de tiver alguém que fala outra língua na igreja, deve-se dar a oportunidade mais só se estiver interprete que conheça aquele idioma para fazer a tradução aos ouvintes, senão o que fala outra língua deve permanecer calado, Deus é um Deus de ordem e não de confusão.
Em vista de tudo isso, concluo que a Bíblia é claríssima sobre este assunto, o dom que o Espírito Santo concedeu aos discípulos foi falar uma língua desconhecida para eles, porém uma língua que já existia em outra nação, e cada um dos que estavam presentes entenderam no seu próprio idioma o que os discípulos estavam dizendo, tanto é que se converteram e foram batizados. Em lugar algum na Bíblia, existe os homens falando uma língua estranha, diferente, que ninguém conhece e sem sentido, isso é uma invenção diabólica, que sempre mistura verdades com mentiras. Paulo deixa claro em suas cartas que existe o dom de línguas dado pelo Espírito santo, que é quando uma pessoa que não estudou começa a falar em outra língua diferente a sua língua original, e os ouvintes entendem o que se esta dizendo, e o dom de língua da ciência, onde a pessoa estudou e aprendeu outra línguas diferentes do seu idioma original, este dom Paulo tinha, pois ele era culto. Este dom de aprender outras línguas serve para a pessoa falar ou interpretar o que outros estão falando diferente dos ouvintes.
Agora você pode estar se perguntando: Mais como que os lideres e milhares de pessoas podem seguir algo que não é Bíblico, e afirmam que é divino? Sempre houve e haverá heresias da verdade Bíblica, Satanás trabalha incansavelmente para confundir, misturar, aumentar, diminuir ou qualquer outro adjetivo, as verdades Bíblicas. Se ele conseguiu iludir Adão e Eva quando existia apenas duas cabeças pensando, imagine agora com milhões de cabeças pensantes e discordantes? Se você estudar a história da igreja desde a fundação por Jesus e os doze apóstolos, sempre ouve discordâncias e muitos se dividiam com novas teorias e doutrinas, Os próprios discípulos e Paulo alertavam para estes perigos, pessoas que seguiam costumes, fábulas dispersando o rebanho de Cristo, lobos disfarçados de ovelhas, influenciados por Satanás.
Hoje em dia, as igrejas estão mais para comércios do que lugar de adoração a Deus, ao invés de proporcionar um lugar de paz e santidade, onde podemos adorar a Deus em espírito e oração,  se vê verdadeiros shows de batucada e euforia, tudo pela emoção, quanto mais barulho, gritaria (falar em línguas) loucuras, "mais o espírito desceu". Só não sei qual espírito? Como na história de Elias, Deus se fez ouvir numa voz mansa e suave, ele não estava no fogo, ou o terremoto ou no vento (rebuliço) Deus está na mente dos calmos e concentrados estudantes da Palavra, nos lugares calmos e reverentes, Santos retiros de oração.
Mais tudo isso que está acontecendo nas igrejas não é de se admirar, apenas cumprimento de profecias, Mateus 7:21-23 diz algo preocupante para os crentes, você pode estar pensando, mais estas milhares de pessoas que estão cantando, orando, fazendo milagres, curas, libertação, prodígios e muito mais, não vão ser salvas? Nem todo aquele que diz senhor, senhor! entrará no reino dos céus. Muitos dirão naquele dia, não temos nós profetizado em teu nome, não expelimos demônios, e fizemos muitos milagres? Jesus dirá: Nunca vos conheci. Isso é sério meu amigo, nem tudo que parece, é. Não cabe a mim ou a você julgar quem vai ser salvo ou não, somente Deus em seu infinito conhecimento e que sonda a mente das pessoas, saberá o justo. Nós porém devemos nos preocupar com nós mesmos individualmente, orando, estudando afundo as Escrituras, pedindo a Deus iluminação para entendermos a verdade e unicamente a verdade Bíblica, Jamais devemos seguir uma igreja ou um Pastor por que ele estudou, ou sabe mais que eu, nenhum pastor, Nenhuma igreja vai te Salvar, isso é uma escolha unicamente sua, e Deus levará em conta seu conhecimento sincero, cuidado em ir atrás do que o Pastor diz, ele não responderá por você no dia do Julgamento final.

Crê em Jesus com toda sua força, com todo seu entendimento, busque em sua Palavra a verdade diariamente de todo coração, e peça direção do Espírito Santo de Deus, par o guiar ao certo, e quando Deus lhe mostrar o certo, não busque desculpas para não obedecer, pois seus mandamentos não são penosos. Que Deus nos guie para o breve encontro com Jesus, amém.  

17 comentários:

  1. Você errou feio ao entender que quem recebe o dom de línguas entende o que fala, ora, se eu entendo o que falo então não preciso de intérprete, pois eu mesmo posso interpretar e edificar a igreja. Releia os versículos 13 e 14 de 1 Co 14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais que resposta sem sentido amigo.. se vc ora na lingua embolada vc ta indo contra a biblia quando paulo diz que nenhum som deve ser sentido no caso como exemplo ele dá a citara e a flauta.. se vc nao sabe tocar vai fazer um som que ninguem entende muito menos quem toca entende... no caso da lingua estudo um pouquinho saia desse conceito que seu pastor impos pra vc

      Excluir
  2. você pega dois versos sozinhos e tira suas próprias conclusões. no contexto do capítulo 14 Paulo deixa claro que está se referindo ao dom de lingua estrangeira. ele diz que aquele que fala aos crentes em linguas e não há interprete que fique calado. se não falar palavras intelegiveis fala ao ar. se nao souber o sentido da lingua sera estrangeiro para quem ouve. o falar em linguas é um sinal para os incredulos e não para os crentes. muitos gostam de aparecer nas igrejas falando bla bla bla que ninguem intende e os crentes acham que ele esta cheio do espírito santo. Paulo desaprova isso.

    ResponderExcluir
  3. jefferson você acha que paulo não entendia o que falava em lingua diferente? se ele não entendesse por que ele diz que devem valar em linguas diferentes as palavras intelegiveis? hora se não fosse possivel para que fala em lingua diferente saber o que diz, podia diz qualquer som ou barulho sem sentido. paulo salienta que qual quer som tem um significado e não um blablabla enrrolado que ninguem sabe o que significa. mas no final Paulo diz que mesmo que Deus enviasse estrangeiros que falassem linguas estranhas o meu povo não houviria mesmo assim. é uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Amém,,Glória a Deus 🙏🏼🙌🏼

    ResponderExcluir
  5. Excelente estudo meu irmão, assino em baixo de cada palavra, pois é o que eu acredito e ensino como toda minha força e amor a Palavra.
    Que Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Totalmente dentro do contexto bíblico. Se você juntar A situação da Torre de babel em Gênesis 11 com atos 2 confirmará que Paulo está falando de línguas estrangeiras. Glórias a Deus. Na torre de babel Deus utiliza línguas estrangeiras para separar o povo visando quebrar a soberba de quererem ser Deus, em Atos Deus usa as línguas estrangeiras para unir os povos em Cristo Jesus por meio do conhecimento da palavra. Seu texto é totalmente correto. Por isso, a porta é estreita.

    ResponderExcluir
  7. Realmente falaram novas línguas em atos 2
    Porém na minha biblia revista e corrigida atos 14:2 diz "o que fala em língua estranha" e não o que fala em outra língua..acredito sim no dom de línguas oro em línguas estranhas e o Espírito Santo testifica e o fogo cai..pessoas são curadas, choram e recebem o Espírito Santo ..Deus abençoe a todos 🙌🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda assim não achei nada sobre sherebekanto demanto na Almeida Revista e Corrigida, tá tão corrigida que você cria sua própria interpretação

      Excluir
  8. Ore e estude melhor a bíblia. Paulo mesmo diz, que era melhor falar uma palavra com entendimento do que mil sem sentido. Reveja seus conceitos na palavra.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus! Mas que confuso você. Em Atos ficou bem definido, na carta de Paulo você parece querer racionalizar e tem que explicar demais. Vou nem refutar. Claro que não é bagunça, mas racionalizar e dizer que que é idioma humano! Sem noção.

    ResponderExcluir
  10. Eu confuso? A bíblia não se contradiz. Se em atos ficou claro, porque em Paulo seria outra coisa? Cada um entende o que bem quer. Mas a bíblia não tem nada de confuso. Mas a gente tenta argumentar com os teimosos. .

    ResponderExcluir
  11. Povo quer enfiar goela a baixo nas pessoas que sherebekanto, demanto, é manifestação do Espírito Santo, e quem prova com a bíblia que estão errados, mandam "estudar" a bíblia, a que ponto chegamos.

    3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
    2 Timóteo 4:3-4

    ResponderExcluir