Tratutor

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Os sete reis de Apocalipse 17 são reinos simbólicos ou reis literais?

        Os sete reis de Apocalipse 17 são reinos simbólicos ou reis literais?
Na internet existe muitos "estudiosos" que postam suas ideias e crenças, em sua auto defesa criticam outros que também defendem suas ideias, e neste emaranhado de criticas e mentiras, a verdade das profecias se perdem ou são deixadas de lado, afinal, todo mundo atira para um lado diferente.
Neste estudo vamos mostrar na Bíblia, o que realmente está na Bíblia, provado pela história mundial, e como os "teólogos" distorcem as escrituras para sua própria perdição, 2 Pedro 3:16.
Para interpretarmos uma profecia de tempo, temos que seguir padrões iguais em toda a Bíblia, não podemos ter dois pesos e duas medidas, ou seja, se tal coisa em uma passagem Bíblica quer dizer tal coisa, a mesma coisa em outra passagem é lógico que é a mesma coisa, exemplo: se no livro de Daniel, Besta significa um poder político mundial, em Apocalipse, Besta também significa um poder político mundial, entendeu?
Para entendermos claramente a profecia de Apocalipse 17, temos que voltar um pouco na história Bíblica e mundial, para nos localizarmos no tempo, assim você entenderá de onde tiramos tal coisa. Embora haja inúmeras teses sobre esta profecia de Apocalipse 17, quero ressaltar a da igreja adventista do 7º dia, na qual seus Teólogos e Pastores descartam categoricamente que os sete reis sejam sete papas a partir de 1929 d.C, afirmam que os sete reis são simbólicos e se referem aos sete reinos que perseguiram o povo de Deus no decorrer da História, Egito, Assíria, Babilônia, Medo Persa, Grécia, Roma pagã e Roma Papal, e defendem sua tese como se fosse uma verdade absoluta e inquestionável, nos sites deles, Novo tempo.com, Bíblia.org, e outros está exposto suas crenças e os por quês, leia e compare com o que estou escrevendo aqui e veja quem está certo pela Bíblia e pela história, Julgai todas as coisa, retém o que é bom ou verdadeiro, 1 tessalonicenses 5:21.
1º ponto que discordo da explicação deles: Nas profecias, o tempo que acontece o que o profeta está prevendo é SEMPRE do profeta para o futuro, nunca um profeta profetiza o que aconteceu no passado, o passado já é história conhecida, uma profecia é uma previsão do futuro, por isso que nas visões e profecias de Daniel, os acontecimentos ocorreram de Daniel para o futuro, ou seja, de Babilônia (1º reino mundial das profecias de Daniel) para frente; em lugar algum nas profecias de Daniel, os reinos do Egito e Assíria são mencionados como sendo uma besta ou metal, o Egito e a Assíria eram passado, e passado já é história, jamais será uma profecia, pois profecia é futuro.
Percebe o primeiro erro dos adventistas? Eles concordam com a interpretação de Daniel, de Babilônia para frente, Já no Apocalipse que foi escrito por João, por volta do ano 90 a 100 d.C. quando o império mundial era as pernas de ferro da estátua de Daniel 2, ou seja, Roma pagã, a profecia de João (visão do futuro) do capítulo 17 que mais a frente veremos que se trata do império de Roma Papal que substituiu Roma pagã, está enfiado na interpretação adventista até o Egito e a Assíria que nem Daniel, 700 anos antes, incluiu na sua profecia; interessante, não achas? O que tem haver Egito, Assíria, Babilônia etc..., com Roma Papal que surgiu mais de 1000 anos depois de Babilônia, inda mais do Egito? Eles concordam que a besta do Apocalipse 17 é Roma Papal, porém as sete cabeças DA BESTA, dizem ser Egito, Assíria...Qual a relação?
2º ponto que discordo, este é mais ridículo e visível, afirmam que as palavras sete reis não são literais mais simbólicas, por isso que dizem que simbolizam reinos passados. Leia com atenção o verso 9 de Apocalipse 17 e me diga se sete reis é a explicação de um símbolo ou sete reis é um símbolo que precisa de explicação?
"Aqui está o sentido, que tem sabedoria: AS SETE CABEÇAS SÃO sete montes ... SÃO TAMBÉM sete reis," eu tirei a parte do verso que explica o primeiro significado das sete cabeças da besta, para destacar que as SETE CABEÇAS (o símbolo) tem dois significados LITERAIS, 1º são sete montes e 2º são sete reis. Percebe? Sete reis é um dos dois significados ou uma das duas interpretações das sete cabeças da besta, Jamais sete reis é um símbolo profético que ainda precisa de uma interpretação, como afirma os adventistas.   
Resumindo, o SÍMBOLO sete cabeças da besta, significa duas coisas: 1º sete montes nos quais a mulher (igreja) está sentada, e 2º são (afirmação) sete reis.
3º ponto que discordo, o tempo verbal do verso 10. Os adventistas afirmam cheios de explicações, que o verso 10 acaba com todas as possibilidades dos sete reis serem sete reis de Roma Papal, ou seja, sete Papas. Pois João escrevendo disse: cinco caíram, um existe e o outro ainda não chegou. Explicam este verso com suas explicações que Egito, Assíria, Babilônia, Medo Persa e Grécia eram estes  5 reinos que já haviam caído no tempo de João, Roma era o que existia no tempo de João, e Roma Papal era o sétimo que ainda não havia chegado. Pois bem, vejamos vários pontos que esclarecem o verso em questão.
* A própria besta em questão, não existia no tempo de João, Roma Papal se tornou mundialmente poderosa a partir de 538 d.C. com o decreto de Justiniano, fica claro que João estava se referindo a um poder que ainda surgiria no futuro, bem depois de sua morte. Outro ponto que reforça isso é o verso 3, um anjo transportou João em espírito a determinado lugar, veja, João estava mentalmente tendo uma visão sobre o futuro, seu corpo estava presente na ilha de Patmos, porém mentalmente era impossível o anjo transportar João ao futuro que estas coisas estavam acontecendo com aquela besta? Creio que não, em vista disso, posso sem dúvidas afirmar que o verso 10 as expressões 5 caíram, uma existe e outra ainda não veio, se refere aos acontecimentos futuros em relação aquela besta e não a pessoa de João, a mente de João estava vendo acontecimentos futuros sobre aquela besta que no futuro surgiria, porém fica ilógico afirmar que tudo era no futuro somente o verso 10 era no presente de João, se João estava mentalmente em visão, claramente vendo acontecimentos no futuro, é lógico que quando ele ouviu do anjo que um existe, era que existia naquele momento do futuro e não do presente de João.
Há vários textos que tem a mesma explicação, veja Apocalipse 18:1 e 2, depois da coisas que João viu no capítulo 17, ele viu outro anjo que disse: "Caiu, Caiu a grande Babilônia..." a grande Babilônia do Apocalipse é símbolo da cidade de Roma, o Apostolo Pedro Já chamava Roma de Babilônia, 1 Pedro 5:13, veja o tempo do verbo Cair, ele está no passado, Caiu. Se pensarmos como os adventistas, que o tempo verbal se refere a João, como que o anjo disse e João escutou que já havia caído a cidade de Roma? Somente em 476 d.C. que a cidade literal de Roma caiu perante os Bárbaros, e se a Roma religiosa ou a igreja católica romana que é o significado de Babilônia de Apocalipse, somente cairá pouco tempo antes de Jesus regressar a terra, como que no tempo de João já havia caído? Mais uma vez fica claro que João estava tendo uma visão do futuro, e no tempo do futuro se realizou o que o anjo disse, não no tempo de João. Acho que   ficou claro.
4º ponto que discordo, se o sétimo rei que ainda não havia chegado e quando chega-se teria que durar pouco tempo, fosse realmente Roma Papal, que enorme discrepância, (eles gostam de nomes difíceis para dizer que são inteligentes) que enorme contradição, pois os 6 reinos anteriores duraram muito menos que Roma Papal, a profecia seria falsa, pois Roma papal teve o domínio total do mundo por 1260 anos,(e ainda existe) Roma pagã dominou 500 e poucos anos, Grécia 200 e poucos anos, Medo Persa 208 anos, Babilônia 70 anos. Como que o sétimo duraria pouco tempo? Mais sempre tem uma explicação furada, eles usam o verso 12 de Apocalipse 12, onde diz que Satanás foi expulso para a terra e pouco tempo lhe resta, afirmam com base nisso, que o pouco tempo não é tão pouco assim, pois o pouco tempo de Satanás se arrasta por mais de 6000 anos. Mas o que tem haver Satanás com os impérios mundiais dos homens? Sim, pois o sétimo império duraria pouco tempo em relação aos seus antecessores? Mais uma explicação mirabolante, a besta do Apocalipse 17 uma hora é Roma Papal, outra hora é o próprio diabo, por que diz que a besta subirá do abismo, eles misturam com Apocalipse 20 (que está falando do próprio diabo) que será preso no abismo e subirá novamente um pouco de tempo antes de ser destruído no lago de fogo. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, capítulo 17 fala de uma besta (poder político mundial) e suas cabeças e as coisas que acontecerão com esta besta ou seja, Roma Papal; Apocalipse 20 deixa claro que o assunto é o diabo, e as coisas que acontecerão com o diabo, no verso 10 separa bem as coisas, o diabo será lançado dentro do lago de fogo onde Já se encontra a besta e o falso profeta, percebe? A besta e o diabo são duas coisas separadas. Mas por que os adventistas misturam o diabo com a besta do capítulo 17? Só por causa de uma palavra, ABISMO. Assim como o diabo será lançado no abismo e no final da história do pecado subirá novamente, dizem que também é a besta do capítulo 17:8, porém as coisas não são bem assim.
A palavra abismo na Bíblia quer dizer, lugar esquecido, lugar escuro, lugar distante, lugar profundo... A Terra é considerada um abismo de trevas em relação ao céu, satanás foi atirado para este abismo quando se rebelou no céu, a diferença entre a vida e a morte é considerada um abismo, pois a distancia é tão grande que não ha comunicação entre os vivos e os mortos, os vivos sabem que estão vivos os mortos não sabem coisa alguma, estão na sepultura, abismo de trevas, jaz no esquecimento, quem está no abismo está preso, sem poder, sem forças, sem condições de atuar, mandar ou influenciar, isso se refere ao diabo por 1000 anos e a Roma papal, depois dos 1260 anos de poder, por isso que a besta emergirá do abismo novamente, ou seja, quando for dado novamente o poder mundial para o 8º rei a besta que era e não é, ela mandará novamente no mundo com o apoio dos dez reis do verso 12 do capítulo 17. Portanto o Abismo se refere a várias coisas e situações, e não somente ao diabo, prova disso, é o Capítulo 11:7 de Apocalipse, aqui a besta que emerge do abismo os adventistas dizem e com razão, que é a França, Já no capítulo 17 é obrigado ser o diabo pois o diabo que emerge do abismo? dois pesos e duas medidas?
5º ponto que discordo, A igreja adventista se auto gloria ser a única igreja da verdade, mais em certos assuntos só dá palpites, sobre Apocalipse 17 é um destes, uma hora a besta é o Poder Papal, outra hora é o diabo, e em outros momentos é os Estados unidos da América, eles misturam Apocalipse 13 com o 17 e como lá no 13, existe uma segunda besta (que eles dizem ser os EUA) que no final da história apoiará, sustentará ou restabelecerá o poder Papal no mundo. Não estou dizendo que isso não acontecerá, mais os EUA serão um dos dez chifres que darão o poder a besta (papado). Não há como encaixar no capítulo 17 que os EUA são a besta que leva em cima a mulher (igreja católica romana), como que os EUA tiveram três fases, a que era, que não é e que será do verso 8? Como encaixar os EUA  como a besta que tem sete cabeças? Quem são as sete cabeças dos EUA? Eles dizem que os EUA podem ser a besta por que no verso 16 diz que os dez chifres e a besta odiarão a meretriz, se a besta é o papado e a meretriz é a igreja católica, como que ela odiará ela mesma? Por isso inventaram que pode ser que o EUA seja a besta, mesmo que contrarie todos os outros versos.
Enfim, a igreja da "verdade" não tem uma verdade para Apocalipse 17, atira para todos os lados, a única coisa que defendem com unhas e dentes é que os sete reis não são sete papas. Por que?
Simples, se aceitar que são sete papas, fica evidente que estamos no final do mundo ou da história, pois aqueles que creem na profecia dos sete papas dizem que o sétimo foi Bento XVI e que o oitavo é Francisco, que receberá apoio dos dez reis e dominará o mundo, por consequência ele é o último papa antes do fim do mundo e Jesus voltará.
Apesar de desde o meu tataravô os adventistas pregarem que o mundo está acabando, Jesus está voltando, falar de algo que insinue o tempo próximo da volta de Jesus, é um absurdo para eles, tudo por causa do passado que eles marcaram datas para a volta de Jesus e erraram descaradamente, isso mete um medo neles que nem querem ouvir falar de dia ou tempo da volta de Jesus, estão com tanto medo do passado que se escondem do futuro, embora crer que são sete papas não marca data, mais só por que dizer que o papa Francisco é o último é arriscado demais para uma organização mundial orgulhosa, Já pensou se morre o papa Francisco, e morre o próximo... que cara eles ficariam?

Porém a Bíblia é uma revelação de Deus aos homens, Deus não faz nada sem antes revelar aos seus servos os profeta, Amos 3:7. É claro que mesmo dentro da interpretação dos sete papas, existem muitos que aumentam coisas sem sentido, como que João Paulo II vai ressuscitar e vai ser o oitavo rei, neste blog tem uma postagem minha sobre Apocalipse 17, é o que creio e espero, peço que você leia com atenção e tire suas próprias conclusões, a verdade só o tempo dirá, porém prefiro estudar a Bíblia e aceitar algo, mesmo que eu erre, do que dizer ter a verdade absoluta e se esconder a traz de possibilidades, palpites e deduções; na Bíblia existe apenas uma verdade, vamos esperar o desenrolar dos fatos e veremos quem tem razão. Que Deus o abençoe e ilumine sua mente a verdade, Amém.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário