Tratutor

sexta-feira, 19 de junho de 2026

De onde viemos e para onde vamos.

 Esta é a grande pergunta que a humanidade sempre fez, e até hoje se pergunta: de onde viemos e para onde vamos? Existem muitas teorias a este respeito, algumas com certa lógica e outras completamente fora de contexto. Existem  pessoas estudadas, os cientista, que dão explicações mirabolantes do inicio do universo, mas sempre esbarram na pergunta que não tem explicação cientifica: como do nada veio tudo a existir?

Existem duas linhas majoritárias de pensamentos, a Evolução e a Criação. A evolução prega o desenvolvimento espontâneo de tudo, ouve uma explosão no cosmo e tudo passou a evoluir, surgiu  do nada e com passar de milhões de anos, virou esta complexidade de vida existente. Confesso que precisa de muita fé para crer nisso, se você estudou principalmente biologia, você sabe a complexidade que é um organismo vivo, ai dizer que veio do nada... que evoluiu... sinceramente, tem que ter muita fé nisso.

Falando em fé, como aqui é um blog de estudos bíblicos, vamos estudar o que a bíblia revela sobre a criação do universo; vimos no estudo anterior, de onde veio Deus e quem ele é. Agora esse Deus que se fez visível na forma de filho, cria tudo do nada, pelo poder de sua palavra, claro que precisamos de fé também, mas é desta forma que a bíblia revela; 

Primeiramente Deus cria os céus e a terra, a terra porém era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo... Gênesis 1:1; aqui tem um segredo importante, que ao decorrer do estudo fará sentido; se não prestarmos atenção nos detalhes ficará brechas para incertezas, a terra, o planeta, não foi criado no mesmo dia que Deus fez tudo aqui na semana da criação. No princípio, não determinado o tempo, Deus fez os céus e a terra, quanto tempo a terra ficou existindo sem forma e vazia, não é revelado, mas quando um cientista pega uma rocha e diz que tem milhões de anos de tempo... pode ser verdade. A vida aqui na terra que tem 6000 anos apenas. Pode ter passado milhões de anos a terra vazia e sem forma, sem vida, apenas trevas e abismos de treva. Não esqueça este detalhe...

Nos céus, a morada de Deus, primeiramente ele criou anjos. aos milhares de milhares, Hebreus 12:22, apocalipse 5:11; a bíblia também revela que os anjos são seres espirituais, ministros de Deus, hebreus 1:7; também são mensageiros e servidores de Deus, desempenhando várias tarefas no decorrer da bíblia; outro papel dos anjos é adorar ao Deus criador, apocalipse 7:11. Outro detalhe revelado em Mateus 22:30, que os anjos não tem relações afetivas como os seres humanos, eles não se casam, em teoria não tem sexo e nem praticam relações sexuais.

Deus criou os anjos com suas atribuições e deveres, mas seres livres. A prova disso, é que deu um grande problema no céu, um líder dos anjos, não se contentou em suas obrigações e deveres, queria ser mais, queria ser igual ao criador, ser adorado igual ao altíssimo. Seu nome era lúcifer, o portador de Luz, Isaías 14:12 a 14. Lúcifer tinha um grande posto perante os anjos, mas cobiçou a adoração que somente Deus devia receber, pois era o criador e mantenedor da vida. Por isso começou a politicagem no céu, Lúcifer começou a instigar os anjos que eles mereciam mais, que se ele fosse o líder supremo, muitas leis iriam ser diferentes, seriam valorizados... quanto tempo Deus permitiu esses acontecimentos, não sei, mas chegou a um ponto insustentável, a revolta de Lúcifer e seus apoiadores tornou-se mais e mais aberta, descontentamento e discussões mais e mais afloraram, até que apocalipse 12:7 a 9 revela uma batalha no céu.

Aqui vou me deter num ponto interessante, não sei se você já parou pra pensar nisso; que tipo de batalha ouve no céu? Será que os anjos saíram no soco... ou pegaram suas espadas e lutaram entre si? Nem uma nem outra, o céu é um lugar santo, a morada de Deus, não creio que Deus permitiu uma luta literal, com matança e destruição. Tanto é que a bíblia revela que não houve baixas, apenas que o diabo e seus anjos não prevaleceram, e foram expulsos do céu. Portanto essa batalha creio que foi psicológica, politica, convencimento de lados, foi uma batalha de narrativas. Agora abre-se dois pontos decisivos no desenrolar dos fatos; Primeiro: Porque Deus poderoso e dono de tudo simplesmente não destruiu os rebeldes? Deus que mandava no céu, destruía os rebeldes e estava resolvido o problema; mas se Deus agisse assim, como ficaria a cabeça dos anjos restantes? Será que amariam a Deus como antes? Ou ficariam com medo de Deus? ficaria sempre no ar a dúvida: será que as ideias de lúcifer não teriam sentido? E se Lúcifer tinha razão? e agora?

Segundo ponto: Para onde Lúcifer e seus 33% de anjos rebeldes foram expulsos? Lembra da terra, sem forma e vazia, um abismo de trevas? pois é, exatamente para cá o diabo e seus anjos foram enviados... Apocalipse 12:9, 12:4. Em 2 Pedro 2:4 e Judas 1:6 a bíblia revela que os anjos que pecaram foram enviados para abismo de trevas, reservados para o juízo. eles foram expulsos de suas habitações no céu, e laçados para o abismo profundo, para aguardar o dia do juízo.

Percebe? Deus não destruiu os rebeldes por causa das dúvidas que lúcifer criou, os expulsou do céu e prendeu eles aqui na terra, antes da semana da criação, quando a terra era sem forma e vazia, um abismo de trevas; reservado para o juízo. Agora as coisa começam a ficar interessantes, ou caóticas, dependendo o ponto de vista; você pode imaginar por que Deus inventou de criar o ser humano bem na prisão de satanás? Fica evidente, Deus precisava de um lugar, para satanás implantar suas ideias, para o universo saber sem sombras de dúvidas, se Deus que tem razão ou lúcifer.

É meus amigos, você pode acreditar ou não, você é livre, mas todos nós fazemos parte desta novela cósmica, desta batalha entre o bem e o mal, pois hoje já está provado quem é o bem e quem é o mal, e Nós somos atores nesta grande peça, quer mais provas disso?  1 coríntios 4:9 somos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Lembra que os anjos rebeldes foram expulsos das suas habitações no céu? João 14:1-3 Na casa de Deus Há muitas moradas... as moradas dos anjos caídos... quando Jesus voltar levará nós para o céu e nos dará estas moradas.  Quer mais provas? Lembra da quantia de anjos que foram expulsos do céu? A terça parte... agora leia Zacarias 13:8 e 9, de toda a terra, a terceira parte será passada pelo fogo e purificada, e será chamada de povo do Senhor; duas partes será eliminada. entendeu? no céu ficou vaga a terceira parte das morada, daqui da terra vai restar a terceira parte das pessoas e serão levadas para fechar as moradas vagas no céu, ou seja, essa será a recompensa ou o pagamento da atuação aqui na peça, a vida eterna.

No próximo estudo vamos  dar sequencia na história, a criação aqui na terra , na prisão de satanás. Vamos ver detalhes que reforçaram mais ainda este estudo, ou essa visão das coisas. Vamos ver mais detalhes de onde viemos e para onde vamos.


sábado, 9 de maio de 2026

Quem é Deus.

 A partir de agora, estudaremos temas de suma importância bíblica, colocarei aqui versos para você pesquisar na sua bíblia, e juntos descobriremos a verdade. leia com atenção e comprove a perfeição da bíblia.

hoje o estudo é sobre quem é o Deus da bíblia. Afina, Deus é um? Deus é dois? ou quem sabe é três como prega a doutrina da trindade.

a seguir textos que revelam características do Deus da bíblia, vou colocar o resumo, você deve ler o verso inteiro na sua bíblia para comprovar.

Gênesis (Gn) 1:1 Deus é criador.

Gn 14:19   Deus é o dono do céu e da terra.

Gn 17:1    Deus é todo poderoso.

Salmos (Sl) 91:1 Deus é Onipotente. 

Sl  48:1  Digno de louvor 

Isaias (Is) 54:5  Ele é o Senhor dos Exércitos, santo e Redentor. 

João (Jo) 4:24  Deus é Espírito

1 Timóteo (1Tm) 1:17  Deus é rei, imortal, invisível, único  e sábio.

1João (1 Jo) 4:8  Deus é amor.

Aqui estão algumas características de Deus, é evidente que existem muito mais na bíblia, ainda vamos ver outras no decorrer do estudo.

agora vamos ver textos que declaram a existência de outro Deus, vamos entender como é possível haver outro se a própria bíblia declara que Deus é único; Como seria isso possível? há contradição nas escrituras?

Jo 1:18 declara que Deus Pai nunca foi visto, mas foi revelado pelo Filho Unigênito. A palavra Unigênito significa único Gerado, não confunda com criado. 

Jo 5:18 Deus era o pai de Jesus, Jesus é igual ao Pai.

Jo 6:46 Ninguém viu o Pai, Jesus é Deus e viu o Pai

Jo 13:3 Jesus saiu do Pai, e vai para o Pai.

Jo 16:27 o Pai ama quem crê que Jesus saiu do Pai.

Gálatas (Gl) 1:1 Deus o Pai ressuscitou Jesus.

1 Timóteo (1 Tm) 6:16 Deus habita na luz inacessível, nenhum homem viu ou pode ver, 

O que podemos aprender até aqui: Deus Pai é imortal, invisível, digno de adoração, ninguém viu ou pode ver, é santo, Habita na luz inacessível e ressuscitou o filho Jesus. 

Agora Jesus Cristo, o Deus Filho. 

Mateus (Mt) 1:23 Seu nome é Emanuel, Deus conosco

Mt 8:29 Jesus é filho de Deus,

Marcos (Mr) 1:24 Jesus é o santo de Deus.

João (Jo) 1:1 Jesus é o verbo (ação) estava com Deus e era Deus.

Jo 1:18, 3:16 Jesus é o Filho Unigênito do Pai, o único gerado de Deus, portanto Deus. Jesus não é criatura de Deus ou criado por Deus, ele foi gerado, saiu do Pai, mesma essência.

Jo 1:29 Jesus é o cordeiro de Deus.

Jo 5:18 Jesus se fazia igual a Deus.

Jo 20:20 Tomé chama Jesus de Senhor e Deus.

Atos (At) 4:24 Jesus é Deus criador do céu da terra e mar.

Filipenses (Fp) 2:5 e6  Jesus é a forma de Deus.

Colossenses (Cl) 1:15-17 Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito (primeiro gerado, não confunda com primeiro criado, Jesus foi o primeiro e único gerado de Deus) tudo foi criado por ele e para ele, Jesus é o criador de Gênesis 1.

Tito (Tt) 2:13 Paulo chama Jesus de Grande Deus e nosso salvador.

Hebreus (Hb) 1:6 Jesus é o primogênito, todos os anjos devem o adorar.

Hb11:3Os mundos foram criados pela palavra de Deus, Jesus é a palavra de Deus e criou tudo, ele é Deus.

2 Pedro (2 Pe) 1:1 Pedro chama Jesus de vosso Deus e salvador.

1 João (1 Jo) 5:1 Jesus é nascido de Deus.

1 Jo 5:20 Jesus é o verdadeiro Deus e vida eterna.

O que aprendemos até aqui sobre Jesus? Jesus é o primeiro e único filho gerado por Deus, Antes de ser gerado, ou separado, ele estava com Deus e era Deus. O Deus espírito invisível, gerou de si próprio, a forma visível, o filho, a bíblia não revela em que momento da eternidade, a partir deste momento, o Deus filho visível que cria tudo, primeiro no céu, os anjos, depois na terra a humanidade. Jesus é a essência do Deus invisível, visível, aquele que vê a mim vê o Pai,  por isso deve ser adorado assim como o Pai. O corpo visível do deus Filho, não é especificado de que é formado, qual matéria, porém a bíblia revela as características semelhantes a nossa, afinal o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus.  Após a queda dos anjos, e mais tarde ainda a queda da humanidade, o Deus filho encarna na forma humana, para cumprir o plano de salvação e restauração do bem no universo.  Jesus é o cordeiro de Deus, no batismo ele "morreu" para a velha vida, ser Deus, e passou a depender da direção do Espirito santo de Deus, para viver uma vida sem pecado, se ele não abrisse mão de ser Deus, não morreria, pois Deus é imortal. fez o sacrifício perfeito, pagou o salário do pecado, a morte, e Deus o Pai o ressuscitou dos mortos. subiu aos céus glorificado, e voltará com poder e grande glória, para dar a sentença eterna aos ímpios, satanás e seus anjos rebeldes. 

Pra finalizar, e o Espírito Santo? seria a terceira pessoa separada e distinta da trindade como prega a doutrina católica?

vamos a bíblia: Gn 1:2 o Espírito de Deus

Gn 6:3 o Senhor disse o meu Espírito.

Gn 41:38 José tinha o Espírito de Deus.

vários textos que falam que o Espírito  do Senhor  êxodo 31:3; 35:31; Números 11:29; 24:2; Juízes 3:10.

Mt 3:16  O Espírito de Deus desceu sobre Jesus como uma pomba.

Mt 10:20; 12:18;12:28 o Espírito do vosso Pai.

Jo 15:26 O Espírito Santo procede do Pai.

At 2:17 Deus derrama o seu Espírito.

At 5:3 e 9 o Espírito Santo é do Senhor.

Fica claro que o Espírito Santo não é alguém separado de Deus, ou um ser pessoal e distinto de Deus com afirma a doutrina da trindade. O Espírito Santo pertence a Deus, é de Deus; de forma alguma é outro Deus separado de Deus. 

1 Coríntios 2:10 a 16 esclarece sem sombra de dúvidas o que é o Espírito Santo. é a mente de Deus. assim como o homem tem seu próprio espírito, sua mente, que sabe tudo da vida do homem, Deus tem seu próprio espírito, ou sua mente, que sabe tudo de Deus. através de seu Espírito, Deus está presente e sabe de tudo em qualquer lugar do universo, é a oniciência e onipresença divina. Deus também pode agir em qualquer lugar através de seu espírito, pois é onipotente também. Inclusive Deus faz morada em nós através de seu espírito ou mente, somos templos do Espírito Santo, 1 Coríntios 6:19.

Romanos 8:9 Deus Pai e Jesus o Filho, compartilham o mesmo espírito ou mente, por isso estão sempre em acordo. outro ponto importante, é que quando Jesus ressuscitou glorificado, não podia aparecer em vários lugares ao mesmo tempo, ele era um ser pessoal, com limitações de espaço tempo, por ter um corpo físico. por isso ele foi para o céu e prometeu enviar o Espírito Santo, por ser o Espírito ou mente de Deus, e não esta limitado ao tempo e espaço, pode estar em todos os seres vivos e em todos os lugares ao mesmo tempo, Se o Espírito fosse um Deus pessoal distinto ou separado, como poderia estar em milhões de lugares diferente ao mesmo tempo? Se nem Jesus glorificado, o Deus filho podia? Somente a mente onipresente, oniciênte e onipotente de Deus pode cumprir essa missão especial. 

Em resumo, a bíblia apresenta um Deus Espírito eterno, imortal, invisível, que habita em inacessível luz, que num determinado tempo da eternidade não revelado, tornou-se ou gerou a forma visível na forma do Filho, passando assim a coexistirem Pai e Filho. O Filho visível, matéria corpórea não escrita na bíblia, passa a criar com a presença espiritual do Pai, no céu, os anjos. Mais tarde, aqui no planeta terra, cria o mundo como conhecemos, revelado em Gênesis, na presença espiritual do Pai, Jesus cria os seres humanos, Gn 1:26 Façamos o homem a nossa imagem e semelhança... perceba que está no plural, os dois seres divinos Pai e filho, juntos na criação. 

Outro ponto para ser dois Deus, Como o Filho que era Deus como vimos, abriu mão de ser Deus e morreu, como que um Deus morto se auto ressuscitaria? para o sacrifício ser verdadeiro, Jesus haveria de morrer de fato, não poderia ser uma quase morte. Por isso a Bíblia declara que quem ressuscitou Jesus foi o Deus Pai.

Enfim, poderíamos dar muitos outros textos e explicações a respeito de Deus, mas creio que o que vimos até aqui já foi o suficiente para você entender este assunto, Deus age na história do universo de 3 maneiras, ou formas, através do pai, do Filho e do Seu Espírito. a divindade trabalha para recolocar o universo em ordem, ordem esta quebrada por satanás, lá no céu. assunto para o próximo estudo.